CLIMA NOS AÇORES FAVORECE AS PLANTAS MEDICINAIS
Etiquetas: Ana Maria Simões, Félix Rodrigues, Mini-Cursos, plantas medicinais
Este blog é da responsabilidade do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores e pretende dar conta das actividades desenvolvidas ao longo de 2006 - Ano Internacional dos Desertos e da Desertificação, bem como das actividades realizadas na mesma área temática,ou não, nos anos posteriores.
Etiquetas: Ana Maria Simões, Félix Rodrigues, Mini-Cursos, plantas medicinais
Etiquetas: Artur Machado, cavalos, equinicultura, Feira
A Festa da Castanha Viana cumpre mais um ano de tradição na Terra Chã. O fruto típico dessa freguesia do concelho de Angra do Heroísmo regista pouca quantidade na produção de 2009. Em causa estão a doença do bichado e as más condições meteorológicas.
À semelhança das edições anteriores, o Largo de Belém, na Terra Chã, vai ser palco da Festa da Castanha Viana, uma obra que, segundo o presidente da Junta de Freguesia, “foi precisamente inspirada” nesse tradicional evento.
Este ano, para além da doença do bichado, que está a infestar a castanha no decorrer dos últimos cinco anos, afectando a sua produção e qualidade, as más condições meteorológicas que se fizeram sentir no passado mês de Setembro, início de produção, provocou uma perda de 50 por cento da quantidade inicialmente estimada pelos produtores. ArmandoBraga classifica o facto de “peculiar”.
“As chuvas e os ventos fizeram cair as folhas e os ouriços antes do tempo. Este ano foi peculiar, fazendo surgir mais uma situação para os especialistas dedicarem os seus estudos e trabalho de investigação”, explica o autarca, em declarações à “a União”. E continua: “Não se verifica tanto bichado como em 2008, um ano que, aliás, registou menos castanheiros doentes face aos anos anteriores”.
Com efeito, refere, estes factores têm vindo a contribuir para o desânimo de muitos produtores que não têm visto o seu trabalho compensado, pese embora o empenho de técnicos da Universidade dos Açores e dos Serviços de Desenvolvimento Agrário, no estudo de soluções de combate eficaz às doenças da castanha viana.
Questionado sobre a qualidade desse fruto na colheita de 2009, o presidente diz verificar-se castanhas “miudinhas”, isto é, de tamanho inferior ao considerado “normal”, adiantando, no entanto, que apesar disso e da “pouca quantidade”, estes não serão motivos para considerar haver “falta de castanhas”.
“A maioria das castanhas são miúdas, portanto não encheram completamente o ouriço. Mas haverá para todos”, sublinha.
Estima-se que cerca de 800 pessoas possam marcar presença na décima nona edição de um festejo popular, entre produtores e comunidade em geral, no próximo sábado, 31 de Outubro, a partir das 20h00.
“Esta festa foi criada para promover a castanha viana como fruto típico da Terra Chã e também para defender a preservação do seu património natural visível nas suas quintas onde predominam os antigos castanheiros viana, que se têm mantido durante longos anos e que são ex-líbris da freguesia”, reforça Armando Braga.
Assim, contando com o habitual convívio e animação musical pelas tunas académicas do Departamento de Ciências Agrárias e da Real Extudantina, da Universidade dos Açores, a Junta de Freguesia reforça o seu apelo à preservação da castanha viana.
Actualmente, o número de quintas com castanheiros viana na freguesia de Terra Chã ronda centena e meia, sendo 70 produtores.
(in A União)
Etiquetas: Alunos, Bichado da castanha, Castanha Viana, Tunas
Etiquetas: Artur Machado, Congresso, equinicultura
Etiquetas: artropodes, Biodiversidade, insectos
Etiquetas: energias alternativas, Green Islands
Etiquetas: Alunos, Ano Internacional da Astronomia, Célia Silva, Félix Rodrigues, Lurdes Dapkevicius, Miguel Ferreira
Etiquetas: Cagarro, Ecotecas, Félix Rodrigues, Paulo Henrique
Etiquetas: Governo Regional, investigação
Etiquetas: Conferência, Economia, Palestras, Tomaz Dentinho
Etiquetas: Ano Internacional da Astronomia, Célia Silva, Conferência, Félix Rodrigues, João Pedro Barreiros, Lurdes Dapkevicius, Miguel Ferreira
Etiquetas: Alunos, Avelino Meneses, Reitor
Etiquetas: João Madruga, Provedor
Etiquetas: Biodiversidade, líquenes
Etiquetas: artropodes, Biodiversidade, insectos
Etiquetas: Biodiversidade, Paulo Borges
Etiquetas: Cândida Mendes, Ecologia, Eduardo Dias, turfeiras
Etiquetas: energias alternativas, Governo Regional, MIT
“Pretende-se que os alunos reforcem a identidade açoriana sem contudo perderem a identidade nacional e europeia”, afirmou Lina Mendes aos jornalistas, após a primeira reunião de trabalho que juntou na Secretaria Regional da Educação e Formação, na Terceira, a Comissão Coordenadora do Currículo Regional e as dez equipas de trabalho das diversas áreas curriculares.
Segundo Lina Mendes, ao englobar temáticas açorianas nos programas, como por exemplo o vulcanismo e a história das ilhas, será possível facilitar o processo de aprendizagem dos alunos, motivá-los mais para o estudo.
“Se as aprendizagem fizerem sentido aos alunos ela permanece ao longo da vida”, sustentou a governante, alegando que o que se procura com esta inovação é dotar os alunos com competências globais, que “são essenciais para um desenvolvimento integral”.
O Currículo Regional será implementado no próximo ano lectivo.
A Comissão Coordenadora é constituída pela Professora Doutora Luísa Alonso, da Universidade do Minho, o Professor Doutor Francisco Sousa, da Universidade dos Açores, a Mestre Lucília Gonçalves da DREF, a Doutora Conceição Medeiros, da Escola Básica Integrada de Ginetes e a Mestre Cristina Carvalhinho, da Escola Secundária Manuel de Arriaga.
As equipas de trabalho são formadas por docentes do ensino básico das escolas dos Açores, contando cada equipa com um especialista do Ensino Superior.
GaCS/RM
Etiquetas: Educação, Francisco Sousa, Lina Mendes
Etiquetas: artropodes, Biodiversidade, insectos