domingo, setembro 07, 2008

Laboratório investiga fontes de energia alternativas

O LAMTec possui um espaço onde promove a divulgação das energias renováveis. Neste estão ao alcance da população equipamentos de demonstração.
O LAMTec da Universidade dos Açores centra a sua investigação nas áreas das energias renováveis, da oceanografia operacional e das tecnologias ambientais.
O Laboratório de Ambiente Marinho e Tecnologia (LAMTec), do Departamento de Ciências Agrárias do Campus de Angra do Heroísmo conta, numa das suas maiores valências, com um Parque Tecnológico Interactivo em Energias Renováveis e Hidrogénio Renovável nos Açores. O projecto destina-se à criação e instalação, na Praia da Vitória, ilha Terceira, de um parque tecnológico interactivo na área das energias e dos combustíveis renováveis. Trata-se de um espaço aberto ao público onde se podem criar interacções com experiências, dispositivos tecnológicos específicos e aplicações de demonstração das áreas mencionadas. Os visitantes têm a oportunidade de interagir com equipamentos domésticos que funcionam com hidrogénio. Este projecto pretende vir a favorecer estudantes e professores das escolas açorianas, desde o nível básico ao secundário; os estudantes e professores da Universidade dos Açores; os cidadãos e público em geral; e as pequenas e médias empresas com interesses no sector energético, ambiente e desenvolvimento sustentável. No que diz respeito aos biocombustíveis, o LAMTec possui apenas instalações destinadas à produção do biodiesel. Estas compreendem duas áreas, uma destinada ao armazenamento dos óleos alimentares usados e outra à valorização dos mesmos em biodiesel. O LAMTec possui um espaço onde promove a divulgação das energias renováveis. Neste estão ao alcance da população equipamentos de demonstração, tendo sido dada especial atenção aos de produção e utilização do hidrogénio como combustível. Destes equipamentos destacam-se os eletrolisadores e as pilhas de combustível. Também existe em exposição um grelhador a hidrogénio e um motor que pode funcionar a hidrogénio em vez de gasolina, exemplificando algumas das potencialidades deste "combustível limpo". Na área da exposição também se fornece informação sobre a produção de biodiesel, existindo um expositor exclusivamente dedicado a este biocombustível. Aí podemos observar as diferentes diluições possíveis entre o biodiesel e o diesel mineral. Outras energias renováveis estão contempladas no LAMTec. É o caso da solar e da eólica. A exposição contempla um painel solar e uma aeroturbina e ainda se pode ter contacto com uma demonstração de produção de energia eléctrica pela aeroturbina exterior, de 1kW de potência. O Parque Tecnológico também promove experiências didácticas com o intuito de criar alguns momentos de interacção entre o visitante e o material exposto. No site da internet do LAMTec pode ler-se que este parque tecnológico "tem como principal finalidade a divulgação das energias renováveis, promovendo a educação e a formação dos visitantes no âmbito dessa temática. Além disso, pretende estimular o gosto pela investigação na procura de soluções tecnológicas que conduzam a um desenvolvimento sustentado".
Aquecimento global do planeta em destaque


O Laboratório de Ambiente Marinho e Tecnologia da Universidade dos Açores (LAMTec) tem como um dos seus mais importantes objectivos dar a conhecer as energias renováveis e as suas possíveis aplicações aos açorianos, além de tentar sensibilizar a população para os problemas ambientais, nomeadamente o aquecimento global. A estrutura, embora com uma missão que inclui todas as nove ilhas açorianas, está sediada na cidade da Praia da Vitória e conta com um grupo de 12 investigadores em diversos domínios académicos.
Mais informação em http://www.lamtec-id.com/


(In Expresso das Nove)

Etiquetas: , , , ,