sábado, setembro 06, 2008

Intervenção do secretário dos Assuntos Sociais na assinatura de acordo com a Universidade dos Açores

Texto integral da intervenção do secretário dos Assuntos Sociais, Domingos Cunha, na assinatura, hoje em Angra do Heroísmo, de um acordo com a Universidade dos Açores para realização do curso de pós-graduação em Gestão das Unidades de Saúde:
“É com muita satisfação e com evidente benefício para a valorização profissional dos recursos humanos da saúde e para o Serviço Regional de Saúde que, hoje, ocorre a assinatura do acordo de cooperação entre a Secretaria Regional dos Assuntos Sociais e a Universidade dos Açores para a realização do curso de pós-graduação em Gestão das Unidades de Saúde.
Este acto consubstancia o empenho e a estreita colaboração entre o Governo e a Universidade dos Açores, já manifestada na assinatura do protocolo para a pós-graduação em Medicina do Trabalho.

Esta cooperação reflecte a dinâmica comum existente, com vista a dignificar a qualificação profissional e académica dos colaboradores activos do Serviço Regional de Saúde, com especial relevância para os dirigentes das unidades de saúde particularmente para aqueles que integram os Conselhos de Administração.
O protocolo que acabámos de assinar encontra-se, de forma inequívoca e indubitável, na consecução das linhas de actuação da política de saúde que o Governo dos Açores definiu para esta legislatura.
De facto, a maximização dos recursos humanos passa não só por medidas de racionalização mas também por materializar, através da formação, a capacidade regeneradora e incentivadora da actividade exercida, configurando esta pós-graduação um instrumento eficaz no alcance desta aspiração.
A cooperação existente entre o Governo e a Universidade dos Açores reforça-se com este acto de assinatura e torna-se patente, seja através do financiamento comprometido, seja através da divulgação, organização e gestão do curso em apreço pela Escola Superior de Enfermagem de Angra de Heroísmo.
Quero salientar o conteúdo programático desta pós-graduação, que se irá realizar na Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo, com início no próximo mês de Outubro de 2008 e termo em Julho de 2009, com recurso a novas estratégias de formação, podendo mesmo este curso vir a ser acreditado para o 2.º ciclo – mestrado, segundo o processo de Bolonha, o que espelha a sua vital importância a nível científico e social.
Impõe-se, por isso, realçar o corpo docente que é composto por nomes reconhecidos do mundo académico e das instituições de saúde recrutados em universidades e instituições de saúde dos Açores e do Continente, pelo que quero dirigir uma palavra de consideração à comissão científica e organizadora da formação em causa.
Ocorrendo mutações relevantes no campo legislativo e exigências crescentes na Administração Pública, a vários níveis – da simplificação pela necessidade de incutir proximidade com o cidadão/utente, da promoção e protecção da saúde do indivíduo, da família e da comunidade, da imperiosa articulação com outros sectores de actividade e da aplicação de regras de gestão por objectivos - é imperativo que a própria Administração se inove e se apetreche de conhecimento e informação através do planeamento de acções e do envolvimento dos profissionais.
Deste modo, e realçando a clara e profícua experiência da Universidade dos Açores na organização de pós-graduações, esta formação constitui, sem dúvida, uma mais valia para a maximização de recursos e eficácia na prestação dos cuidados de saúde.
O conjunto dos nossos esforços, a cooperação e convergência de objectivos com a Universidade dos Açores – Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo, propicia o alcançar de propósitos comuns e partilhados, que têm como ponto de partida e de chegada, a formação dos nossos trabalhadores e a sua dignificação e reconhecimento profissionais.
Impõe-se reconhecer e agradecer o papel determinado, competente e exigente em todo este processo desenvolvido pelos órgãos directivos e científicos da ESEnfAH.
Por último, saliento que a assinatura deste Protocolo é mais um ponto que congrega a Universidade e o Governo dos Açores como parceiros e como entidades pró-activas no desenvolvimento do ensino e da ciência e na consolidação de uma actividade profissional de excelência nesta Região Autónoma”.
(In Governo dos Açores)

Etiquetas: , ,