Docentes com pós-graduação em educação especial
Os docentes que possuírem a pós-graduação em Necessidades Educativas Especiais da Universidade dos Açores, têm acesso aos concursos de professores de Educação Especial.
Esta condição é aplicável aos docentes do Serviço Educativo Regional e estende-se às escolas açorianas com níveis de ensino do pré-primário ao secundário. De acordo com um despacho emanado pelo secretário regional da Educação e Ciência, é condição essencial que os docentes a concurso tenham completos um ano de serviço e o curso de pós-graduação em Necessidades Educativas Especiais da Universidade dos Açores (UAç), com realização de projecto, num total de 250 horas. Álamo Menezes justificou a decisão com a carência de recursos qualificados na área, sublinhando, ainda, o facto do “modelo de ‘escola inclusiva’ pressupor uma nova concepção de escola e uma filosofia centrada na óptica de uma educação para todos. ”Sustenta, ainda, que a pós-graduação em Necessidades Educativas Especiais da Universidade dos Açores tem em conta as recomendações da Direcção Regional da Educação, produzidas em resultado do conhecimento das necessidades reais existentes nas unidades orgânicas do sistema educativo regional.
Esta condição é aplicável aos docentes do Serviço Educativo Regional e estende-se às escolas açorianas com níveis de ensino do pré-primário ao secundário. De acordo com um despacho emanado pelo secretário regional da Educação e Ciência, é condição essencial que os docentes a concurso tenham completos um ano de serviço e o curso de pós-graduação em Necessidades Educativas Especiais da Universidade dos Açores (UAç), com realização de projecto, num total de 250 horas. Álamo Menezes justificou a decisão com a carência de recursos qualificados na área, sublinhando, ainda, o facto do “modelo de ‘escola inclusiva’ pressupor uma nova concepção de escola e uma filosofia centrada na óptica de uma educação para todos. ”Sustenta, ainda, que a pós-graduação em Necessidades Educativas Especiais da Universidade dos Açores tem em conta as recomendações da Direcção Regional da Educação, produzidas em resultado do conhecimento das necessidades reais existentes nas unidades orgânicas do sistema educativo regional.
(In JornalDiario)
Etiquetas: Álamo de Meneses, Educação, Necessidades Educativas Especiais, Pós-graduação
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