sexta-feira, setembro 05, 2008

Universidade dos Açores continua com défice de 2,7 milhões de euros

A Universidade dos Açores (UAc) vai entrar no novo ano lectivo com um défice de 2,7 milhões de euros, apesar de ter recebido uma compensação de meio milhão de euros do orçamento de estado.
Segundo o reitor da UAc, Avelino Meneses, o montante resolve apenas um terço dos problemas da universidade. Para restabelecer o equilíbrio seria necessário um acréscimo de orçamente de cerca de 30%.
O reitor afirma que para ultrapassar as dificuldades em 2008, terá de recorrer a acções de recuperação institucional e a um fundo destinado ao desenvolvimento do ensino.
Quanto à redução do défice, a solução passa, na opinião de Avelino Meneses, por um novo reforço do ministério ou por um contrato de saneamento económico-financeiro, projectado pelo próprio ministério para universidades em situação económica desfavorável.
As contratações e os concursos estão suspensos na UAc, há já algum tempo. O reitor considera estar perante um situação de injustiça, visto não existirem restrições tão acentuadas na restante administração pública regional.
O Governo Regional tem investido 350 mil euros por ano na UAc, a fim de combater a tripolaridade. Este ano a verba passou a 400 mil euros. Ainda assim, o maior investimento do Governo Regional nesse âmbito é a aposta nas instalações dos pólos de Angra do Heroísmo e Horta.

(In RTP-RDP Açores)

Etiquetas: , , , ,