sábado, setembro 06, 2008

Aproximar a Universidade do interesse das pessoas

"Arte Floral", "Proteger e Propagar Plantas", "Horta Biológica" e "Plantas Aromáticas e Medicinais" são os temas de quatro mini-cursos da Universidade dos Açores.
Aproximar a Universidade dos interesses e das necessidades da população. É este o principal objectivo de um conjunto de mini-cursos que o Departamento de Ciências Agrárias promove a partir de 25 de Outubro.
"Arte Floral", "Proteger e Propagar Plantas", "Horta Biológica" e "Plantas Aromáticas e Medicinais" são os temas dos quatro mini-cursos, com a duração de dois dias cada, que o Campus de Angra do Heroísmo vai ministrar, ao longo do próximo ano lectivo, no âmbito de uma aposta na aprendizagem ao longo da vida.
"Pretendemos desmistificar a ideia de que a Universidade á só investigação e está muito distante das pessoas, oferecendo cursos práticos e muito terra a terra, que dêem resposta aos interesses e às necessidades das pessoas", explica a Professora Ana Maria Simões, coordenadora da iniciativa, em declarações ao Diário Insular.
"Vamos começar com quatro temas que acreditamos que terão muito interesse para as pessoas, e que, simultaneamente, permitirão o convívio e a troca de experiências", acrescenta, adiantando que de futuro, poderão ainda ser abordados outros assuntos, consoante o interesse da população.
O primeiro mini-curso, que terá lugar a 25 e 26 de Outubro, será dedicado à Arte Floral. O mini-curso sobre arte floral será ministrado por Beatriz Bigotte Chorão e pretende ensinar a secar flores utilizando diversas técnicas, permitindo a sua utilização em arranjos florais durante todo o ano. Pretende explorar ideias para arranjos de Natal e de decoração com produtos locais. No mini-curso "Proteger e Propagar Plantas" ministrado pela Engª Henriqueta Carvalho, serão referidas técnicas para proteger e propagar as plantas durante o Inverno e explorar-se-á a construção de estufins e túneis. O Eng. Victor Gomes, responsável pelo mini-curos "Horta Biológica" fornecerá conhecimentos para a implantação de uma horta biológica caseira.Luís Alves, fará a identificação e caracterização das principais plantas aromáticas e medicinais em Portugal, sendo assim responsável pelo mini-curso sobre "Plantas Aromáticas e Medicinais".
Planeados para um mínimo de 15 participantes, estes cursos integram-se na óptica da aprendizagem ao longo da vida, sendo distribuído no final de cada um deles um certificado de participação. Informações sobre cada um dos mini-cursos, com uma duração de dois dias, podem ser obtidas por email (minicursosDCA@uac.pt) ou pelo telefone (295402205).

(In Diário Insular)

Etiquetas: , , , , ,