domingo, janeiro 04, 2009

ESTE ANO - Arte, ambiente e ciência no Museu de Angra do Heroísmo

Arte, ambiente e ciência são alguns dos temas contemplados na programação do Museu de Angra do Heroísmo para os primeiros meses de 2009.
Já em Janeiro, o museu terceirense abrirá uma exposição e uma instalação que privilegiam a temática ambiental.
Intitulada “Açores: do Fogo à Floresta”, aquela exposição é composta por uma sequência de fotografias, da autoria do fotógrafo Pedro Cardoso.
Ao todo, são 25 fotografias que fogem ao que usualmente o nosso olhar encontra na paisagem açoriana, quer por serem feitas em lugares mais ou menos recônditos, quer por o recurso à macro revelar os contornos insuspeitamente alienígenas de pequenos seres que compartem o nosso quotidiano.
Na instalação “A Água não cai da Lua”, a artista Andrea Inocêncio alerta para o sofrimento que a irregular distribuição da água acarreta para milhares de mulheres. De Janeiro a Maio, na Sala de Destaques, haverá também oportunidade para espreitar uma mostra dos tesouros que a casa forte do Museu de Angra do Heroísmo encerra.
A 13 de Fevereiro, terá lugar a inauguração da exposição “Thiago Romão da Rosa: Um Fotógrafo nos Açores”, com fotografias da primeira metade do século XX, da autoria daquele fotógrafo faialense, pertencentes à colecção particular de Duarte Cota Moniz.
Esta exposição é da responsabilidade da Estrutura de Missão de Arquivo de Imagem dos Açores da Direcção Regional da Cultura, no âmbito do projecto MEDIAT.
Em Março, será tempo de apreciar no museu angrense a evolução da decoração na cerâmica europeia e de homenagear a figura do cientista que foi o tenente-coronel José Agostinho.
Já em Maio, o Museu de Angra do Heroísmo irá associar-se ao Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, nas celebrações do Ano Internacional da Astronomia, estando previstas exposições e actividades destinadas às escolas e ao público em geral.

(In A União)

Etiquetas: , , ,