domingo, outubro 19, 2008

2009 - Ano Internacional da Astronomia

Como saberão, em 2009 celebra-se o Ano Internacional da Astronomia. Decorrerão, por todo o mundo, e também em Portugal, inúmeras actividades de divulgação da astronomia. Coloca-se aqui a mensagem enviada hoje a todas as escolas do país pelo Prof. João Manuel Fernandes, Coordenador da Comissão Nacional do Ano Internacional da Astronomia e também coordenador do grupo de Astrofísica e Geofísica do Centro de Física Computacional do Dept. de Física da FCTUC, onde se dá conta de algumas das actividades previstas para Portugal.

ASSUNTO: Informação às Escolas e Professores sobre o Ano Internacional daAstronomia de 2009

Caros Colegas,

No seguimento da mensagem de 8 de Setembro, venho prestar mais algumas informações complementares sobre a organização do Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA2009) em Portugal. Entretanto informamos que o Secretariado Nacional do AIA 2009 está instalado no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. A Comissão Nacional espera, durante as próximas semanas, fazer chegar às escolas portuguesas, exemplares do poster oficial do evento. Em todo ocaso, desde já se disponibiliza o referido poster em formato digital para o caso das escolas desejarem imprimir e afixar(http://www.mat.uc.pt/~aia2009/posterAIA.zip).

A comissão nacional criou um página internet para divulgar o AIA2009(http://www.astronomia2009.org/). Neste momento a página está em fase de profunda actualização, operação que estará pronta no final desta semana. Em particular, a lista das entidades associadas ao AIA 2009 será revista e incluídos os recentes pedidos de adesão. Nesta página pode ainda ser encontrada a proposta de plano nacional deactividades(http://www.astronomia2009.org/documentos/plano_actividades/AIA2009_proposta_Jul07.pdf), cuja versão final será apresentada durante a semana da Ciência e Tecnologia, no próximo mês de Novembro, num evento a anunciar. A página tem várias funcionalidades que se esperam úteis para a organização do AIA 2009. Entre elas, permitimo-nos desde já referir o menu "Agenda" onde se pode consultar as actividades agendadas e, principalmente, pode ser usada pelas entidades (no caso particular, as escolas) para inserirem as suas próprias actividades. Para isso apenas têm que utilizar a ferramenta "Adicionar Evento" e preencher os respectivos campos. Desde já se convidam os professores a fazerem uso desta facilidade. As escolas poderão colocar o logotipo do AIA 2009 na sua página internet e usa-lo para divulgar todo o tipo de actividades de astronomia que se relacionem com o AIA 2009. O logotipo pode ser encontrado fazendo download de http://www.astronomia2009.org/documentos/LogosAIA2009.zip . Aí poderão ser encontrados logotipos em diferentes formatos. Aconselhamos autilização da versão do ficheiro "iya_logo.jpg". O secretariado internacional para o AIA 2009 tem uma página com informações muito relevantes e úteis. O endereço da página é http://www.astronomy2009.org/ .Recomenda-se fortemente uma visita a esta página onde, em particular, pode ser encontrada uma área denominada "Resources" que inclui diferente material de apoio (filmes, textos, DVDs, material educacional, etc.). A maior parte deste material é de uso livre e gratuito. Nos próximos pontos iremos detalhar um pouco actividades previstas paraPortugal, em particular aquelas que visam a comunidade escolar. Apesar de, como foi dito, o plano nacional final ser divulgado apenas em Novembro, há várias informações que podem ser dadas desde já e ajudar a comunidade escolar a organizar-se em torno deste evento. A comissão nacional encontra-se a recolher, junto dos cientistas portugueses (e particularmente, astrónomos), disponibilidades para dar palestras em escolas. Temos já algumas dezenas palestras oferecidas. Assim, gostaríamos de saber, junto da escola, se desejam receber palestras durante 2009. Se sim, agradecíamos que preenchessem o breve formulário Escola: Local: Nome e nº de telefone do professor de contacto: Época do ano em que gostariam de organizar a(s) palestra(s): Temática da(s) palestra(s) (no caso de ter algo preferencial): Este deve ser devolvido para aia200@mat.uc.pt.

O Ano Internacional da Astronomia celebra-se durante todo o ano de 2009. Porém, haverá momentos no ano onde essa celebração se faz simultaneamente em todos os países de mundo envolvidos nesta celebração (neste momento já são 125). Um destes momento será em Abril de 2009, mais concretamente entre 2 (Quinta-feira) e 5 (Domingo), ao qual se deu o nome de "100 horasde Astronomia". A organização mundial deste dia pode ser acompanhada em http://www.100hoursofastronomy.org/ . Assim, lança-se desde já o desafio para que a escola possa organizar actividades de Astronomia nos referidos dias, em particular naturalmente, nos dois primeiros. São variadas o tipode actividades que se poderão organizar para estas dias: palestras, observações, teatro, concursos, exposições, etc.

Um dos aspectos fundamentais do AIA 2009 é a participação na formação dos docentes. Assim, está neste momento a organizar-se um conjunto de workshops de astronomia para professores. Estes workshops decorrerão em períodos não lectivos durante o ano de 2009 e contamos fazer várias edições, em diferentes locais do país. Cada workshop será composto por três módulos: I módulo - Introdução aos conceitos teóricos em Astronomia;II módulo - Utilização de telescópios; III módulo - utilização de ferramentas e plataformas informáticas e de internet no ensino da Astronomia (este módulo será leccionado no espírito do projecto global "Galileo Teacher Training Program: teaching the teachers" cujas informações podem ser obtidas em http://www.astronomy2009.org/globalprojects/cornerstones/galileoteachertraning/). Estes três módulos serão leccionados durante 2 ou 3 dias. Presentemente, a comissão nacional gostaria de ter uma ideia do número de potenciais interessados. Neste sentido, solicitamos que cada escola nos envie (por mail para aia2009@mat.uc.pt) uma lista dos professores interessados, acompanhada do número de telefone do professor de contacto. Esta indicação não compromete os docentes na confirmação futura de participação no workshop, apenas nos ajudará aorganizar o número e local dos workshops.

Igualmente no espírito do que se referiu no ponto sobre as palestras, tentaremos saber junto dos grupos de astronomia da sua disponibilidade para se deslocarem às escolas com o objectivo de promoverem sessões de observação. Neste sentido solicitamos às escolas interessadas a seguinte informação:Escola: Local:Nome e nº de telefone do professor de contacto: Época do ano em que gostariam de organizar a(s) sessão(ões) de observação. Este deve ser devolvido para aia200@mat.uc.pt.

A comissão nacional pensa organizar dois concursos para escolas, a nível nacional. O concurso sobre Astronomia Artística e um concurso sobre Observação Astronómica. No caso do primeiro, a sua organização foi adiada para o ano lectivo de 2009-2010 (durante o primeiro período). O segundo concurso será anunciado brevemente. Entretanto, existe já um muito interessante concurso aberto, denominado "Descobre o Teu Céu", da iniciativa dos Museus de Ciência das Universidade de Coimbra e Lisboa. O concurso é aberto a alunos dos três níveis do ensino básico (ver regulamento e detalhes em http://www.museudaciencia.pt/index.php?iAction=Actividades&iArea=5&iId=2).

Temos recebido já mensagens de Colegas de Escolas referindo que irão usar a Astronomia como tema para área projecto do presente ano lectivo.Trata-se, no nosso entender, de uma excelente iniciativa. A comissão nacional poderá ajudar os professores que assim o desejarem, em particular, no contacto com astrónomos nacionais de quem poderão receber apoio para esses projectos.

As escolas são, por natureza, motores de desenvolvimento e dinamização das comunidades. Neste sentido muito agradecemos todas as inicitivas que a escola possa realizar com instituições e associações da comunidade local com vista à promoção do AIA 2009. A este propósito gostaríamos de comunicar que as Câmaras Municipais foram igualmente informadas pela comissão nacional das actividades em torno do AIA 2009.

Nota: As regiões autónomas da Madeira e do Açores tem representantes para o AIA 2009, que colaboram directamente com a Comissão Nacional. Para a Madeira o representante é o Professor Doutor Pedro Augusto (Universidadeda Madeira), email: augusto@uma.pt; e para os Açores o Professor Doutor Miguel Ferreira (Departamento de Ciências Agrárias do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores), email: aia2009@uac.pt . Assim, solicita-se que de todos os contactos das Escolas das Regiões Autónomas com a comissão nacional sejam dados conhecimento ao representante respectivo, para melhor coordenar as actividades. Reforçando a disponibilidade da comissão nacional para o apoio que a Escola achar oportuno, enviamos os melhores cumprimentos e votos de um excelente AIA 2009.

João Fernandes Coordenador da comissão nacional para o AIA 2009.

Etiquetas: , , , , , , ,