terça-feira, maio 06, 2008

Possível poluição na Base das Lajes analisada

O Governo açoriano e a Câmara Municipal da Praia da Vitória vão promover um estudo hidro-geológico para apurar se existe poluição dos solos ou contaminação de aquíferos devido aos combustíveis dos militares norte-americanos na Base das Lajes. Este estudo surge na sequência de um relatório de 2005, elaborado por uma empresa norte-americana, que detectou um "perigo potencial" de contaminação dos aquíferos junto à Base das Lajes, explicou à agência Lusa o representante do Açores na Comissão de Acompanhamento do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os Estados Unidos.
Segundo André Bradford, o Governo Regional teve acesso a este relatório agora desclassificado que identifica locais com infiltrações de combustíveis na base aérea e junto ao seu perímetro.
Perante isso, o Governo açoriano e a autarquia da Praia da Vitória vão avançar com um estudo para apurar o verdadeiro nível de poluição e perceber como ocorreu e, caso se confirme, apurar responsabilidades, adiantou André Bradford.
Salientou, ainda, que o estudo promovido pela Região Autónoma dos Açores será elaborado por uma entidade externa credível e independente.
Destacamento norte-americano ao abrigo do Acordo de Cooperação e Defesa
Os militares norte-americanos têm um destacamento na base portuguesa das Lajes, Ilha Terceira, há várias décadas, uma presença que está prevista ao abrigo do Acordo de Cooperação e Defesa assinado entre os dois países.
André Bradford reafirmou à Lusa que as análises à água de consumo público realizadas pela Câmara Municipal da Praia da Vitória demonstram "valores absolutamente normais".
O PSD/Açores exigiu ontem do Governo Regional socialista uma "posição e uma atitude" face à eventual contaminação dos aquíferos da Ilha Terceira com combustíveis dos militares norte-americanos das Lajes.
"Importa com urgência apurar se o aquífero base da Ilha Terceira e outros ramais estão ou não contaminados com hidrocarbonetos e metais pesados", frisou Carla Bretão, porta-voz dos sociais-democratas para as questões do Ambiente.
Também ontem, o ministro do Ambiente, Nunes Correia, disponibilizou-se para apoiar o Governo Regional dos Açores no caso da eventual contaminação dos solos na Praia da Vitória.
"O problema de gestão de água é matéria do Governo Regional dos Açores mas estamos disponíveis para apoiar se necessário, nomeadamente apoio diplomático, visto que se trata da Base das Lajes", disse o ministro.
(In Expresso)

Etiquetas: , , , ,