domingo, maio 04, 2008

Açores/Lajes: PSD/A exige atitude do Governo face a eventual contaminação dos solos da Terceira

O PSD/Açores exigiu hoje do Governo Regional socialista uma "posição e uma atitude" face à eventual contaminação dos aquíferos da ilha Terceira com combustíveis dos militares norte-americanos da Base das Lajes.
"Estamos perante um caso de ameaça à saúde pública e não se compreende que o presidente do Governo Regional, Carlos César, tenha desaparecido e a secretária regional do Ambiente diga que nada tem a haver com o assunto", sublinhou a porta-voz dos sociais-democratas para as questões do Ambiente, Carla Bretão.
Falando numa conferência de imprensa na ilha Terceira, onde se localiza a base utilizada pelos militares dos EUA, Carla Bretão reivindicou que "se façam análises imediatamente e se procure depois o culpado da situação".
"Importa com urgência apurar se o aquífero base da ilha Terceira e outros ramais estão ou não contaminados com hidrocarbonetos e metais pesados", frisou Carla Bretão.
Uma notícia divulgada quarta-feira pela RDP/Açores avançava que "em quatro zonas existe contaminação dos solos", de acordo coma análise feita a diversos documentos por peritos da Universidade dos Açores e de instituições privadas.
O investigador do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, Félix Rodrigues, confirmou à agência Lusa que tomou contacto com um estudo hidrológico de 2005, efectuado por empresas norte-americanas, cujos valores, no seu entender, "são preocupantes" em termos de contaminação dos solos.
André Bradford, represente açoriano na Comissão Bilateral de Acompanhamento do Acordo entre Portugal e EUA para utilização da Base das Lajes, disse à Lusa que "já tinham sido solicitados ao Ministério da Defesa informações sobre documentos que expliquem a localização, estado de conservação e impactos ambientais das infra-estruturas de distribuição de combustíveis na Base das Lajes".
A Comissão Política do PSD/Açores confirmou hoje que "teve acesso a documentos que indiciam situações preocupantes", exigindo que "o Estado, de acordo com as normas internacionais e nacionais, avalie o estado químico das águas subterrâneas e superficiais, bem como o seu estado ecológico".
Carla Bretão preconizou uma acção "urgente" destinada a "monitorizar as diferentes captações ao nível dos aquíferos e avaliar a possibilidade de os americanos procederem ao tratamento da água de consumo público na Praia da Vitória".
"De acordo com a informação que dispomos, a base tem capacidade para proceder a esse tratamento que resulta numa água ultra pura", finalizou.
JAS.
Lusa

Etiquetas: , , ,