sexta-feira, maio 02, 2008

Base das Lajes polui ilha Terceira

Governo Regional dos Açores vai solicitar às autoridades norte-americanas toda a documentação que permita esclarecer este caso.
Uma investigação da Antena 1 revela que a ilha está a ser contaminada por hidrocarbonetos e metais pesados com origem na base militar norte-americana. Uma das áreas mais afectadas é a do aquífero base da Terceira, que abastece a rede pública.
A Antena 1 teve acesso a documentos, analisados por peritos, que permitiram apurar que são quatro as grandes zonas de poluição, às quais se juntam outras 34 áreas de menor incidência, espalhadas por toda a ilha Terceira. A contaminação do meio ambiente é feita por hidrocarbonetos e metais pesados com origem na base militar norte-americana. Uma das áreas mais afectadas é a do aquífero base da Terceira, que abastece a rede pública. Um dos especialistas em Ambiente contactados pela Antena 1, Félix Rodrigues, do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, fala em níveis “extremamente preocupantes” de manganésio, alumínio, substâncias cancerígenas e desreguladores endócrinos que podem ter efeitos nefastos não só na próxima geração, mas também nas seguintes.

O Governo açoriano vai pedir esclarecimentos às autoridades norte-americanas. Confrontado com esta notícia, o Governo Regional dos Açores garante não ter elementos que permitam confirmar que a saúde pública está a ser comprometida pela actividade da Base das Lajes. André Bradford, representante do governo na comissão de acompanhamento da Base das Lajes, promete solicitar às autoridades norte-americanas toda a documentação que permita esclarecer este caso.

A Quercus surpresa com as conclusões da investigação da Antena 1 A envergadura da poluição causada pela Base das Lajes apanhou de surpresa a delegação açoreana da Quercus. O ambientalista Veríssimo Borges também aluno de Mestrado em Educação Ambiental da Universidade dos Açores ressalva que o problema da poluição provocada pela base militar norte-americana é há muito conhecido, mas não com as consequências para a saúde publica hoje reveladas.

(Armando Mendes, Antena 1)

Etiquetas: , , , ,