segunda-feira, maio 05, 2008

O Anticiclone dos Açores (The Azores High)

Realizou-se no dia 1 de Maio de 2008, uma palestra proferida pelo Professor Félix Rodrigues do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, com o título "The Anticyclone of the Azores - The Azores High" no Castelo de São João em Angra do Heroísmo, destinada a fotógrafos e cineastas italianos em visita à ilha Terceira.
Nessa palestra foram referidos os principais aspectos físicos do anticiclone dos açores: pressão atmosférica, sentido de circulação e posicionamento. O Anticiclone dos Açores corresponde a um máximo de pressão atmosférico situado na bacia do Atlântico, com um valor médio de inverno cerca de 1024 mbar.
A posição do anticiclone dos Açores, mais a norte ou mais a nordeste é responsável por muitas das situações meteorológicas que se sentem na Europa, como por exemplo vagas de calor no Sudeste ou fortes chuvadas na Grã-Bretanha.
Como define Anthimio de Azevedo no seu livro “O Anticiclone dos Açores”, o "Anticlone é um centro de pressão atmosférica em que o ar atmosférico, mais frio e mais pesado, em cima, desce, aumentando a pressão junto ao solo: é um centro de pressão atmosférica alta, ou ‘uma Alta’, na gíria. Ao contrário, um ciclone é um centro de pressão atmosférica em que o ar atmosférico, mais quente e mais leve, em baixo, junto ao solo, sobe – como o balão de ar quente – baixando a pressão junto ao solo: é um centro de pressão baixa, depressão ou ‘uma Baixa’ “.
Nesta região do globo é possível observar uma vasta variedade de núvens que em parte estão associadas às circulações atmosféricas na Região dos Açores bem como a aspectos orográficos das ilhas.

Etiquetas: , ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

gosteii do texto!

12:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home