Aquecimento Global: Uma tentativa de sensibilização...
Decorreu, no Edifício do Pico da Urze do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, no âmbito da disciplina de Educação Ambiental do Curso de Educadores de Infância, coordenada pela Professora Rosalina Gabriel, uma sessão de apresentação do filme "Uma Verdade Inconveniente", seguida da uma discussão sobre as medidas a tomar por cada um de nós, para combater as Alterações Climáticas Globais.
No trabalho elaborado por Kathy Lopes e Vânia Homem refere-se que o "Aquecimento global resulta de um excessos de gases de estufa na atmosfera, que absorvem calor, impedindo-o que seja reflectido para o espaço".
As razões para a não aceitação da "teoria das alterações climáticas globais" por uma reduzida comunidade científica, prendem-se, de acordo com o Professor Félix Rodrigues, presente na sessão, com a pouca confiança que os métodos estatíficos apresentam, nomeadamente, a necessidade de ter um vasto conjunto de medições de um determinado fenómeno (normalmente trinta anos de observação), argumentar-se que o aumento médio de temperatura traduz o efeito do crescimento urbano onde as cidades foram "engolindo" os observatórios meteorológicos, tendo estas capacidades de alterar o clima localmente (existem diferenças de temperatura entre o clima urbano e o clima rural circundante) e como tal, o aumento global verificado pode associar-se a este efeito ou advogarem-se causas naturais como o ciclo solar que tem um período de 11 anos, mas tal facto foi investigado profundamente e este ano demonstrou-se que a evolução de temperatura verificada no planeta não pode ser associada a esse fenómeno.
Nesse trabalho as alunas apresentam como consequência das alterações climáticas globais:
-A desertificação,
-Degelo das calotes polares,
-Aumento do nível médio da água do mar,
-Aumento da frequência de furacões, tufões e ciclones,
-Falta de água ppotável e ondas de calor,
Possibilidade de nova era glaciar no Hemisfério Norte, pelo enfraquecimento da Corrente do Golfo.
Apresentaram como possíveis contributos:
-Andar a pé e recorrer aos transportes públicos,
-Diminuir a produção de lixo e resíduos sólidos,
-Tirar partido da luz natural para iluminação,
-Utilizar sacos de pano para as compras,
-Optar por papel reciclado ou ecoeficiente,
-Optar pelas escadas em vez do elevador,
-Plantar árvores.
Consideraram ainda que "Só assim se poderá garantir um futuro melhor para as próximas gerações".
Etiquetas: Alterações climáticas globais, Educação Ambiental, Educação de Infância, Félix Rodrigues, Kathy Lopes, Rosalina Gabriel, Vânia Homem
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home