domingo, maio 27, 2007
sexta-feira, maio 25, 2007
As Forças centrífugas podem combater as forças centrípetas da centralização
A Intervenção em Educação Ambiental: Inovação ou Indiferença?
Tentou perceber quais as motivações que os levam, ou não, a desenvolverem e/ou estimularem a educação ambiental no jardim-de-infância, tais como as experiências pessoais, a preparação que receberam ou mesmo obstáculos que possam surgir.
Registou, na maioria dos inquiridos a crença que a educação ambiental deverá estar presente em quase todos os projectos de jardim-de-infância, uma vez que, a mudança para uma relação mais equilibrada com o planeta e com as outras espécies depende de todos, independentemente da sua idade. Logo o jardim-de-infância será um bom ponto de partida para que as crianças percebam e transmitam (mais tarde) que ao conservar a natureza estão a conservar-se também.
quarta-feira, maio 23, 2007
Gestão e Conservação do Elefante Africano
Nessa tese desenvolveram-se modelos que estudam a interacção entre o número de elefantes e o meio ambiente e permitem estimar o padrão de distribuição espacial da espécie, possibilitando uma melhor gestão e uma maior mitigação dos conflitos entre a vida selvagem e a humana. Formulam-se e calibram-se modelos de distribuição espacial do elefante africano na reserva do Maputo para o inverno e para o verão.
O primeiro modelo consistia numa regressão logística calibrada pelas presenças estimadas por dados obtidos por satélite e pseudo-ausências simulados aleatóriamente. As variáveis com maior poder preditivo foram a proximidade dos humanos, a distância à água e a distância às estradas. A vegetação não tem significado estatístico no modelo utilizado. O modelo logístico revelou uma excelente capacidade de discriminação, indicando onde é possível encontrar elefantes, mas pouca acuidade na previsão do local das populações de elefantes.
O segundo modelo baseou-se em sistemas de células autómatas para simular o movimento das manadas de elefantes tendo em consideração hipóteses sobre a disponibilidade de alimento, tempos de regeneração, localização inicial da manada combinado com regras simples cujo efeito é analizado nas simulações. Os resultados permitem intuir que alguma zonas de baixa probabilidade funcionam como barreiras ao movimento dos elefantes ao mesmo tempo que a redução da disponibilidade de alimento aumenta a mobilidade. Este modelo permite identificar zonas do Parque de Maputo mais vocacionadas para a dispersão de manadas.
terça-feira, maio 22, 2007
Inter-Regiões (INTERREG III B)
sexta-feira, maio 18, 2007
Saúde, bem estar e investigação, combatem o exodo insular
A Coordenacção do Congresso esteve a Cargo da Escola Superior de Enfermagem do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores.
A evolução da enfermagem, “enquanto disciplina e profissão do cuidar” só será efectiva “através da aquisição consistente de saberes e competências ou da renovação destes, advindos de uma base científica”, afirma o Secretário Regional da Saúde, Dr. Domingos Cunha.
Segundo Domingos Cunha, o enfermeiro é hoje “um profissional que incorpora muitos conhecimentos, cuja complexidade conduziu ao longo dos tempos a uma necessidade de actualização constante” e, por isso, a qualidade do Congresso de Angra do Heroísmo é “um acontecimento de enorme prestígio para a profissão de enfermagem e para esta Região”, proporcionando uma “mistura de culturas, conhecimentos e vivências científicas”.
quarta-feira, maio 16, 2007
Assembleia Geral da rede europeia de excelência, Marbef, na Polónia
terça-feira, maio 15, 2007
Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde devem aproximar-se
domingo, maio 13, 2007
Madrugada das Cagarras
A acompanhar a instalação, está disponível um CD-Rom, com a mesma designação, cujos conteúdos são da responsabilidade do ornitólogo amador Paulo Henrique Silva (som, imagem e notas de campo) e do Professor Félix Rodrigues, do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, também ornitólogo amador, que produziu um documento intitulado: Contributo para o conhecimento da espécie Calonectris diomedea borealis.
A direcção do Museu entendeu, após o primeiro contacto com os materiais recolhidos e disponibilizados por Paulo Henrique Silva, que o que inicialmente seria uma exposição de fotografia se convertesse numa instalação de som e imagem, tendo em conta a qualidade das fotografias e dos registos de som captados ao longo de muitas horas de observação da espécie em foco.
Esta instalação pretende recriar a ambiência na qual os cagarros nidificam proporcionando, ao visitante, uma experiência marcante e diferente daquilo que é hábito vivenciar-se num Museu.
Neste contexto, o Serviço Educativo do Museu de Angra do Heroísmo prepara actividades que assumem a promoção do conhecimento da espécie como um imperativo, criando ou aprofundando, no público mais jovem, um espírito cívico em relação às necessidades da espécie.
As actividades lúdicas estão disponíveis para públicos escolares e pré-escolares, sendo que o ambiente acolhedor da instalação proporciona, às turmas do ensino secundário e restantes visitantes, um percurso autónomo e reflexivo.
A instalação de som e imagem "A Madrugada das Cagarras", inaugurada no dia 11 de Maio, pelas 21 horas, estará patente ao público até ao dia 30 de Setembro de 2007.
Fotografia de Paulo Henrique Silva em "A Madrugada das Cagarras"
sexta-feira, maio 11, 2007
Mergulhar as crianças nas riquezas do mar
quarta-feira, maio 09, 2007
Dia da Europa
Actualmente o dia 9 de Maio tornou-se um símbolo europeu (Dia da Europa) que, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa e a moeda única (o euro), identifica a identidade política da União Europeia. O Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si. O Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores comemorou o Dia da Europa com várias actividades que envolveram alunos do ensino Pré-escolar e do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.
A Professora Emiliana Silva, abordou, com duas turmas do terceiro ano do colégio de Santa Clara, que visitaram as instalações da Universidade dos Açores em Angra do Heroísmo (Pico da Urze), o tema "A União Europeia de Hoje". Nessa apresentação referiu a composição da Europa, os símbolos e algumas curiosidades.
Houve uma grande evolução do número de mebros da União Europeia. Em 1957 era constituída por 6 países, sendo na actualidade constituída por 27 países. Os alunos do primeiro ciclo do ensino básico ainda visitaram uma pequena exposição de cartazes alusivos ao dia da Europa e também organizada pela Professora Emiliana Silva.
Alunos do projecto EuroLifeNet visitam a Universidade dos Açores
A incidência de doenças respiratórias na União Europeia tem crescido a níveis preocupantes, daí ser fundamental aprofundar os estudos sobre a poluição do ar e os seus efeitos, e obter o apoio esclarecido dos cidadãos para politicas mais rigorosas em defesa do ambiente. Para tal é necessário co-relacionar índices de poluição do ar exterior, com dados sobre o ar interior e sobretudo de exposição pessoal - e com os indicadores de saúde pública.
Os modelos tradicionais de sensibilização dos cidadãos (via mass media e campanhas de divulgação científica) têm tido um efeito limitado. Envolver cidadãos neste estudo suscita uma oportunidade de conseguir uma maior receptividade. O Programa EuroLifeNet é uma cooperação inovadora entre cientistas, técnicos, estudantes e professores que, em estreita colaboração, e recorrendo às mais sofisticadas tecnologias, estão a medir a qualidade do ar (partículas), estando 3 regiões de Portugal (Viana do Castelo, Açores e Lisboa e Vale do Tejo) e uma de Itália (Milão – Lombardia) entre as pioneiras de um estudo à escala da União Europeia. No mapa seguinte, encontram-se assinaladas a azul, as instituições participantes.(in Pedro Ferraz de Abreu-Director do Projecto).
Leite produzido em pastoreio garante sustentabilidade
Estas características “anti-cancerígenas” são específicas das nossas pastagens, ou podem ser encontradas em outras partes do globo?
terça-feira, maio 08, 2007
Balanço térmico de animais em pastoreio
segunda-feira, maio 07, 2007
Problemas fitossanitários em proteas
Crescem geralmente em solos pobres e predominantemente em regiões montanhosas. Porém algumas crescem em solos arenosos particularmente ao logo das regiões costeiras. O pH destes solos são normalmente ácidos, como é o caso dos solos açorianos, embora algumas áreas sejam alcalinas com um pH superior a 8,0.
sexta-feira, maio 04, 2007
Modelo de Interacção Espacial para a Ilha do Corvo
Nesse capítulo explica-se a construção e aplicação à ilha do Corvo de um modelo de interacção espacial com interesse agrícola.
O modelo exposto foi construído de modo a simular o uso histórico da terra na mais pequena ilha do Arquipélago Açoriano. Tem como principais variáveis a atractibilidade local de diversos usos da terra e os censos históricos da população da ilha, desde 1590 a 2001.
O modelo é capaz de de prever a distribuição do emprego na ilha, das habitações e das respectivas superfícies agrícolas. É ainda capaz de gerar os padrões históricos do uso da terra nessa ilha. Nesse contexto, o modelo contribui para uma melhor compreensão das relações históricas do homem com o ambiente.
Os modelos de inteacção espacial são ferramentas apropriadas para a análise das relações entre o homem e o ambiente na medida em que conseguem captar com alguma fiabilidade as interdependências entre a ocupação de um espaço e o seu uso, por exemplo, o modelo proposto para o Corvo permite entender o colapso ambiental que ocorreu no início do século XIX, quando esta ilha foi completamente desflorestada.
Vila Nova do Corvo em 1953
quarta-feira, maio 02, 2007
O mundo das energias alternativas passará pela Terceira-Açores
Central Geotérmica da Ribeira Grande - S. Miguel Açores
Furnas do Enxofre - Terceira, Açores
Prevêem-se que estejam presentes nessa conferência Internacional cerca de 400 especialistas e estudiosos de vários países. A candidatura dos Açores superou as propostas apresentadas por Banquecoque ou os Emirados Unidos.