domingo, maio 27, 2007

Calonectris diomedea borealis - Cagarro

Durante oito meses, Paulo Henrique Silva partilhou as primeiras horas de parte das suas madrugadas na companhia dos casais de cagarros na costa dos Altares na ilha Terceira.
Da observação de uma colónia de cagarros na costa dos Altares, composta por mais de 70 casais reprodutores (mais de 500 aves) resultou uma instalação de som e imagem, patente no Museu de Angra do Heroísmo, e um disco com esse material.
“Observei, durante a noite, o desenvolvimento de quatro ninhos, fotografando e gravando a actividade de quatro casais reprodutores, desde a sua chegada à colónia ao nascimento e crescimento das crias, passando pela reprodução e nidificação”, explica o investigador.
Dessa observação resultaram as 30 fotos que o autor mostra na instalação, que congrega uma projecção multimédia e a apresentação dos sons destas aves durante aquele período.
“O disco comporta mais de 160 fotos, 27 minutos de som, com os cantos emitidos pelos cagarros no período nupcial, um texto do professor da Universidade dos Açores Félix Rodrigues, as minhas notas de campo, além de estatísticas e mapa de localização desta sub-espécie”, adianta o autor.

FASCÍNIO

Uma das questões que se impõe na conversa com o autor é saber o porquê de abdicar de horas de sono para partilhar com os cagarros o período nocturno. Paulo Henrique Silva ri com a questão. E responde de imediato: “fascínio”. “Tenho um fascínio pelos cagarros. Aliás, acho que ninguém consegue ficar indiferente aos cantos dos cagarros aqui nos Açores. Até aos meus 13 anos, nunca ouvi falar de cagarros, nem os conheci. Aos 15 anos, numa viagem a São Jorge, onde fui passar umas férias a casa de um familiar na Ribeira Seca, ouvi, durante a noite, os cantos dos cagarros. Nessa noite nem dormi. E na manhã seguinte, explicaram-me tratar-se de cagarros, uma ave que não conhecia. Aí ficou o fascínio por essa espécie, sobretudo pelos seus cantos”, recorda.
Anos mais tarde, usando as suas capacidades técnicas – Paulo Henrique é técnico de som na delegação da Terceira da RDP/Açores – o investigador tem vindo a gravar os cantos dos cagarros.
“Em 2005, juntando esses trabalhos experimentais e o gosto pela observação de aves, decidi fazer algumas incursões em colónias de cagarras, para tentar perceber onde fazem os ninhos, que espaço ocupam, etc. Já nessa altura, tinha a ideia de realizar um trabalho desta natureza. Um ano depois, avancei decididamente para o terreno, tendo este trabalho resultado de oito meses de observações regulares em ninhos da colónia na orla costeira dos Altares”, explica Paulo Henrique Silva. O resultado desse fascínio está patente ao público no Museu de Angra do Heroísmo até Setembro deste ano. “Esta instalação liberta-nos dos parâmetros habituais de uma exposição. Podemos estar a ver fotografias retro-iluminadas, onde o som sai da própria imagem, como se de um filme se tratasse. Cria-se assim uma envolvência cénica que nos dá maior liberdade, criando-se também outra perspectiva para quem visita o espaço”, explica o autor das imagens e do som.
Além deste trabalho, as imagens e os sons destas expedições estão inseridas num disco, que conta ainda com as notas de campo do autor e vários textos de suporte. Uma das “proezas” deste trabalho é a gravação sonora dos cantos nupciais dos cagarros. “Possivelmente, pelos contactos que estabeleci, esta foi a primeira vez que se fez um registo de som completo de todo o processo de nidificação e reprodução do cagarro”, explica Paulo Henrique Silva.

ESPÉCIE PROTEGIDA

“Actualmente, penso que os açorianos já interiorizaram a protecção do cagarro. Aliás, os resultados da campanha SOS Cagarro – e a sua própria existência – parecem-me prova disso. No entanto, é preciso não esquecer que esta espécie já sofreu muito com a predação humana”, explica Paulo Henrique Silva.
Os cagarros, desde o povoamento, eram mortos para fazer das penas o interior das almofadas, para comer – “há uma série de receitas no receituário tradicional em algumas ilhas do arquipélago que usam cagarro, caso de Santa Maria ou da Graciosa” – para servir de isco na pesca, etc.
Félix Rodrigues, num texto científico inserido no disco que complementa o trabalho de Paulo Henrique Silva, exemplifica: “A predacção humana ao cagarro iniciou-se logo aquando do povoamento das ilhas açorianas. Gaspar Frutuoso refere que na ilha de Santa Maria “os tomavam com paus às trochadas, enchendo assim sacos deles, de que faziam muita graxa (gordura) e outros escalavam e punham a secar como pescado para depois comerem”. Dos cagarros a gente de Santa Maria aproveitava também as penas para encher almofadas e colchões. Afirma-se informalmente, na ilha de Santa Maria, que o cagarro era ainda há poucos anos um prato muito apreciado que só perdeu interesse com a proibição de apanha dessa ave. A carência de recursos nutricionais na Região Açores levou a que se adquirissem novos hábitos alimentares e se dessem utilizações específicas aos produtos derivados das aves marinhas”.
Os cagarros – conta Paulo Henrique Silva – eram também usados como cura medicinal, particularmente a sua gordura, uma matéria-prima muito preciosa pelas suas alegadas qualidades medicinais. “Havia uma exploração do azeite de cagarro. As pessoas iam aos ninhos, retiravam as crias em fase de crescimento, viravam-nos para baixo e o óleo estomacal das crias era derramado num recipiente. Esse óleo tinha qualidades medicinais e era considerado milagroso. Era usado em feridas de animais, em feridas humanas, em entorses, em lesões musculares. Há 20 anos atrás, um quarto de litro de azeite de cagarro custava mil escudos. Aliás, nessa época havia quem considerasse a época dos cagarros como uma segunda vindima. Claro que, no caso da recolha do óleo, as pessoas recolocavam as crias nos ninhos, voltando quatro ou cinco dias depois para nova recolha”, recorda o investigador terceirense. Aliás, durante as observações de Paulo Henrique Silva, as alegadas qualidades medicinais do seu óleo estomacal podem tem ser observadas: “em Setembro, observei uma cria que tinha uns tumores no bico. Enviei essas imagens a alguns especialistas do Departamento de Oceanografia e Pescas, que me disseram desconhecer o problema, assumindo poder tratar-se de algum tumor. O que é certo é que, passado algum tempo, esses tumores desapareceram por completo. Daí que possa haver alguma ligação entre esse facto e as propriedades medicinais do seu conteúdo estomacal”.
“Era crença popular que tais propriedades do azeite do cagarro, quase milagroso, também eram reconhecidas por médicos veterinários, que afirmavam sará-los rapidamente. De facto, alguns óleos de peixe têm propriedades anti-inflamatórias, reduzem a dor e têm na sua composição substâncias orgânicas capazes de sarar feridas. Não existe no entanto um estudo científico aprofundado sobre a composição do azeite de cagarro e das enzimas que lhes estão associadas que permita afirmar com objectividade que essas aplicações efectivamente funcionavam”, complementa o professor universitário Félix Rodrigues. Actualmente, a maior ameaça à espécie são os carros. Mesmo assim, os números não revelam alarmismo.“Apesar de não haver estudos pormenorizados sobre o impacto de cada uma das ameaças anteriormente referidas, crê-se que a percentagem de indivíduos mortos por colisão ou atropelamento nos Açores seja muito reduzida em termos percentuais ou mesmo em termos absolutos, e que a captura por vandalismo ou para isco, seja marginal e difícil de praticar dada a sensibilidade da população local para esta questão. Relativamente à destruição de habitats, a ocorrer não é predominantemente nas zonas de falésia onde normalmente estas aves nidificam ou nas Zonas de Protecção Especial das ilhas açorianas. A actual predacção humana a esta espécie é muito reduzida comparada com o passado recente”, revela Félix Rodrigues.

APROVEITAMENTO TURÍSTICO


Paulo Henrique Silva, assume que a predominância dos cagarros nos Açores pode ser uma mais-valia para o arquipélago. Contudo, realça que ainda não é tempo de aproveitar essa potencialidade em termos turísticos. “Na observação de aves, uma das acções mais fascinantes é a observação de colónias de aves marinhas. Porque podemos observá-las nos seus habitats terrestres, da sua nidificação e reprodução. Isso é muito importante para os ornitólogos, ou seja, para quem observa e estuda as aves. Ora, os Açores têm uma riqueza enorme sobre esse ponto de vista. Entre Fevereiro e Março temos a maior parte das nossas encostas habitadas por espécies marinhas”, reconhece. No entanto, sublinha: “Discordo que, neste momento, se aproveite turisticamente essa potencialidade no arquipélago. Uma coisa será observar a aproximação dessas aves à ilha, os seus cantos, etc. Outra coisa será observar o seu quotidiano no terreno. Ora, aceito que se faça o aproveitamento da primeira parte, mas discordo da segunda, apenas porque, neste momento, não há qualquer monitorização da sua presença nos terrenos que ocupam. Sem esse conhecimento, e sem uma fiscalização eficaz, será impossível protegê-los da presença humana, mesmo que esta nem tenha intenção de os afectar. Mas, a partir do momento, que haja esse conhecimento, acredito que seja possível aproveitar essa potencialidade”, assume o investigador terceirense, embora argumente que essa observação turística terá de ser pontual em determinadas colónias, para evitar o contacto excessivo com a espécie, com os problemas inerentes a essa situação”.
O observador de aves reconhece que as ilhas têm potencial natural capaz de justificar o aproveitamento turístico. “Há uma enorme diversidade, desde a flora à geologia, que pode ser usada como atractivo turístico. Neste momento, está-se a falar e a pensar nisso”, assume. “Há gente que cá vem para apanhar sol – o turista-camarão. Mas o turista-camarão, se tiver hipótese de conhecer outras coisas além do sol e da praia, ele aceita essa oferta e vai conhecer outras coisas. Mas é preciso que as coisas estejam preparadas para isso. Sei que se está a pensar nisso, porque ouço falar nisso”, sublinha. “É preciso não esquecer que, até há pouco tempo, a promoção da imagem dos Açores no exterior era feita à custa de espécies infestantes ou espécies importadas: a hortênsia (oriunda do Japão), a roca-de-velha (trazida dos Himalaias) e a gaivota (uma espécie necrófaga). Portanto, isso é revelador do pensamento que existia. Acho que as coisas têm vindo a mudar, sobretudo as mentalidades. Vamos a ver onde tudo isto vai dar”, refere.

CAGARROS NO MUNDO

Segundo Félix Rodrigues, “Cagarro ou cagarra é uma palavra que designa maioritariamente a ave Calonectris diomedea borealis, da família Procellariidae e ordem procellariiformes, comum às ilhas dos Açores, Berlengas, Canárias e Madeira. Cagarra também pode querer designar a Pardela-de-bico-amarelo (Calonectris diomedea diomedea) cuja distribuição está associada a zonas temperadas e subtropicais do Atlântico Norte e Mediterrâneo”. “Na Europa – escreve o professor universitário, existem duas subespécies de cagarros com distribuições espaciais distintas: a Calonectris diomedea diomedea, no Mediterrâneo, nomeadamente na Croácia, Espanha, França, Grécia (ilha de Kos), Itália (Sicília), Malta e Turquia e a Calonectris diomedea borealis, de constituição mais robusta do que a primeira que se reproduz essencialmente nas ilhas anteriormente referidas”. Estima-se que, actualmente, existam nos Açores cerca de 188 mil casais reprodutores da subespécie C. d. borealis, o que representa 64,7 por cento do total de casais reprodutores a nível mundial da espécie Calonectris diomedea e 75,7 por cento do número de casais reprodutores a nível mundial da subespécie Calonectris diomedea borealis. Esta espécie está protegida nos Açores por diversa legislação. A costa da ilha do Corvo, a costa sul, sudoeste e nordeste da ilha das Flores, os Capelinhos na ilha do Faial, as Lajes do Pico, Ponta da Ilha e Santo António na ilha do Pico, o Ilhéu do Topo e costa adjacente em São Jorge, o Ilhéu de Baixo e Ilhéu da Praia na Graciosa, a Ponta das Contendas e Ilhéu das Cabras na ilha Terceira, e o Ilhéu da Vila e costa adjacente em Santa Maria são as áreas regionais onde as zonas de nidificação do cagarro estão protegidas por lei.

(In Diário Insular -27-05-2007 - Rui Messias)

15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gostava bastante de adquirir um sample do som destas aves. Deram às minhas noites angrenses um encanto especial.

12:54 da manhã  
Blogger Desertos e Desertificação said...

Poderá fazê-lo pedindo directamente ao Museu de Angra do Heroísmo.
http://www.rpmuseus-pt.org/Pt/cont/fichas/museu_12.html

9:42 da tarde  
Blogger huangqing said...

new york jets jersey
nike free running
air jordan 11
cleveland cavaliers
ravens jerseys
jets jersey
instyler
valentino shoes
boston celtics
celine outlet online
arizona cardinals jerseys
mizuno running shoes
instyler ionic styler
new york knicks jersey
broncos jerseys
jordan 13
ferragamo outlet
los angeles clippers jersey
miami heat
fred perry polo
nike outlet store
supra shoes
air max 90
nike free running
miami heat jersey
atlanta falcons jerseys
tennessee titans jersey
dolphins jerseys
baltimore ravens jerseys
new york knicks
new york giants jersey
nike free 5
cardinals jersey
bills jerseys
abercrombie and fitch
16.5.16huangqing

2:57 da manhã  
Blogger Unknown said...

hermes birkin
cartier sunglasses for men
oakley sunglasses
michael kors outlet
ugg boots clearance,ugg australia,uggs on sale,ugg slippers,uggs boots,uggs outlet,ugg boots,ugg,uggs
adidas nmd runner
michael kors outlet online
cheap snapbacks
vans shoes
adidas trainers
louis vuitton handbags
coach outlet online
louis vuitton outlet
michael kors outlet online
ralph lauren polo shirts
abercrombie and fitch
michael kors outlet online
calvin klein outlet
montblanc pens
the north face jacket
giuseppe zanotti outlet
cheap ugg boots
fitflops sale
ugg boots
uggs outlet
coach outlet online
oakley sunglasses
michael kors outlet
basketball shoes
prada sunglasses
coach outlet store
michael kors outlet
mizuno shoes
louis vuitton handbags
nike air max uk
20160901caihuali

7:29 da manhã  
Blogger Unknown said...

los angeles lakers love
valentino shoes at
cheap nfl jerseys It's
cheap michael kors handbags business
michael kors handbags your
giants jersey is
moncler outlet coloring
indianapolis colts jerseys my
cheap nba jerseys the
chiefs jersey how

12:53 da manhã  
Blogger Mick Jhon said...

beautiful nature.
http://sickbits.net/

1:02 da tarde  
Blogger 1111141414 said...

kobe sneakers
yeezy boost 350 v2
air jordan
falcons jersey
adidas tubular
kobe basketball shoes
michael kors outlet store
air max 90
adidas nmd r1
yeezy

6:07 da manhã  
Blogger Unknown said...

coach outlet
cheap ugg boots
polo ralph lauren
mlb jerseys
longchamp outlet
ugg boots
michael kors handbags
mbt shoes outlet
bengals jersey
fitflops sale

8:21 da manhã  
Blogger raybanoutlet001 said...

rolex replica watches
coach factory outlet
ralph lauren outlet
kate spade handbags
cheap oakley sunglasses
michael kors handbags outlet
oakley sunglasses wholesale
oakley sunglasses
christian louboutin sale
baltimore ravens jerseys

1:22 da manhã  
Blogger raybanoutlet001 said...

polo ralph lauren
hermes belts
christian louboutin shoes
denver broncos jerseys
asics shoes
cheap mlb jerseys
coach factory outlet
oakley sunglasses
ed hardy uk
coach outlet online

2:18 da manhã  
Blogger Unknown said...

converse outlet store
bape clothing
gucci belt
falcons jersey
yeezy boost
kobe shoes
ferragamo belt
irving shoes
nike air max 90
michael kors purses

7:59 da manhã  
Blogger chenlili said...

michael kors outlet
replica watches
nike free
air jordan
louboutin
ugg outlet
polo ralph
jimmy choo outlet
under armour
moncler
chenyingying20180315

6:37 da manhã  
Blogger raybanoutlet001 said...

zzzzz2018.4.20
true religion outlet
michael kors handbags
bears jerseys
christian louboutin shoes
polo ralph lauren outlet
tods outlet
polo ralph lauren outlet
ralph lauren outlet
ralph lauren outlet
nike blazer pas cher

1:11 da manhã  
Blogger raybanoutlet001 said...

zzzzz2018.4.29
houston texans jerseys
yeezy
nike huarache
ray ban sunglasses
nike shoes
ralph lauren outlet
air jordan 4
ugg boots uk
michael kors outlet
christian louboutin shoes

1:29 da manhã  
Blogger 5689 said...

zzzzz2018.8.20
louboutin shoes
ralph lauren outlet
ralph lauren outlet
jordan shoes
coach outlet
canada goose outlet
tods shoes
off white jordan 1
ralph lauren uk
louboutin shoes

3:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home