quarta-feira, março 11, 2009

Comercialização de carne e leite preocupa produtores da Terceira

Os agricultores da ilha Terceira estão preocupados com a comercialização, certificação, qualidade dos produtos e a eficiência da gestão agro-pecuária, alertou esta segunda-feira o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Roberto Monteiro, que falava numa conferência de imprensa para apresentar o programa das 2/as Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, sustentou que “hoje coloca-se o problema da sobrevivência para uns e da expansão para outros”.
Segundo o autarca, “a situação actual é reflexo da situação mundial do sector do leite, lacticínios e da carne que somado ao problema da crise mundial faz com que a eficiência a todos os níveis seja a chave para o sucesso”.
As jornadas, que decorrem entre 19 e 21 de Março na freguesia dos Biscoitos na Praia da Vitória (Ilha Terceira), vão debater a “Actividade Agrícola na Economia Regional” e “Os Sectores do Leite e da Carne”.
A iniciativa inclui intervenções do Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, do presidente da Associação Agrícola da Ilha Terceira (AAIT), Paulo Simões Ferreira e de diversos técnicos do governo regional e investigadores do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores.
Como convidados intervêm Dora Pereira (SATIVA - Controlo e Certificação de Produtos que aborda a produção biológica de leite e carne) de Fernando Carvalho (director Comercial da Lactaçores), que vai falar da dificuldade dos mercados nacionais e internacionais, e de João Alberto Catalão (Instituto de Negociação de Vendas), que vai perspectivar as “Tendências Futuras do Mercado dos Produtos Lácteos”.
Para o director regional do Desenvolvimento Agrário dos Açores, Joaquim Pires, “é fundamental transmitir as actualizações sobre a evolução dos sectores, promovendo uma reflexão sobre as melhores soluções num mercado global cada vez mais competitivo”.
Paulo Simões Ferreira, presidente da AAIT, “todas as mudanças estão a ocorrer demasiado depressa e que torna constantemente desactualizadas as soluções”.
Os produtores de leite debatem-se com diversas dificuldades originadas pelo agravamento dos custos dos factores de produção associados à descida do preço do leite.
O presidente da AAIT revelou recentemente que a redução em 4,5 cêntimos por litro de leite decidida pela indústria impôs um prejuízo de 6 milhões de euros anuais aos produtores locais.
As 2/as Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória são financiadas pela autarquia da Praia da Vitória, governo regional e promovidas pela Associação Agrícola da Ilha Terceira e Associação de Jovens Agricultores Terceirenses.
Na ilha Terceira existem 1.200 produtores agro-pecuários, dos quais 800 da produção de leite e os restantes do sector da carne de bovino.
No ano passado, produziram-se nos Açores 515 milhões de litros de leite dos quais 126,5 milhões na ilha Terceira.
No sector da carne, a região produziu 1 milhão de quilos de carne de bovino dos quais 378 mil na ilha.

(In Lusa)

Etiquetas: , , ,