terça-feira, novembro 18, 2008

Palestra: Geomonumentos

No âmbito do ciclo de conferências da disciplina de Ecoturismo da Licenciatura de Guias da Natureza, realiza-se uma Palestra proferida pelo Professor Doutor João Carlos Nunes sobre o tema: "Geomonumentos", a ter lugar no Anfiteatro do Pico da Urze, hoje, Terça - feira, 18 de Novembro, pelas 14 horas.

O Património Natural da Região Autónoma dos Açores é entendido, cada vez mais, não apenas como sendo constituído pela sua flora e fauna (com particular realce para as suas espécies endémicas e indígenas), mas também pelo suporte geológico que as suporta e condiciona. Na verdade, o mundo vivo que constitui estas ilhas, incluindo o Homem Açoriano, tem "raízes" nos vulcões que as originaram, nas rochas que as constituem e no ar e no mar que as envolvem. Neste contexto, a par da biodiversidade das ilhas dos Açores, importa catalogar, conhecer e proteger a geodiversidade da Região, vista como uma componente importante do Património Natural Açoriano. Mas, afinal, o que se entende por geodiversidade?

O termo "geodiversidade" terá sido utilizado pela primeira vez em 1993, por ocasião da Conferência de Malvern, Reino Unido, sobre "Conservação Geológica e Paisagística", sendo que o primeiro livro dedicado exclusivamente a esta temática foi editado, apenas, em 2004. Trata-se da obra de Murray Gray (do Departamento de Geografia da Universidade de Londres, intitulada "Geodiversity: valuying and conserving abiotic nature". Deste modo, com apenas pouco mais de uma dúzia de anos de vida com identidade própria, o termo geodiversidade não possui, ainda, uma implantação sólida e uma divulgação generalizada comparável à da noção de biodiversidade, surgida no anos 70 do século passado e que corresponde ao conceito análogo relativo à diversidade do mundo vivo, da biosfera!

Define-se geodiversidade como "the natural range (diversity) of geological (rocks, minerals, fossils), geomorphological (landform, processes) and soil features. It includes their assemblages, relationships, properties, interpretations and systems" (Gray, 2004). A geodiversidade inclui, assim, a variedade de ambientes geológicos, fenómenos e processos que dão origem às paisagens, rochas, minerais, fósseis, solos e outros depósitos superficiais que são o suporte para a vida na Terra. Em suma, a geodiversidade compreende todos os aspectos não vivos do planeta Terra, ou seja, a natureza abiótica!

Deste modo, e pelo exposto, ressalta que, nas questões relacionadas com a Conservação da Natureza, as componentes da biodiversidade e da geodiversidade adquirem uma importância acrescida, em especial na medida em que, estando intrinsecamente associadas, constituem acções promotoras de um desenvolvimento sustentável.

Dada a natureza arquipelágica dos Açores e as limitações impostas pela dimensão e distribuição das diferentes ilhas, tais componentes assumem, aqui, uma relevância acrescida. Com efeito, a geodiversidade das Ilhas dos Açores, juntamente com outros factores determinantes, como o isolamento insular e o clima, são responsáveis por condições ecológicas distintas e distintivas, que traduzem, de forma singular, a estreita relação entre a geodiversidade e a biodiversidade do arquipélago.

Etiquetas: , , , ,