segunda-feira, novembro 17, 2008

Biografias e perfis dos elementos do novo Governo Regional dos Açores

Notas biográficas do presidente do X Governo dos Açores
Carlos Manuel Martins do Vale César
nasceu a 30 de Outubro de 1956, em Ponta Delgada, nos Açores, e fez os estudos primários e secundários na sua cidade natal.
Ainda muito jovem, quando frequentava o Liceu Antero de Quental, foi membro da Cooperativa Cultural "SEXTANTE", da ilha de São Miguel, que se destacou em acções cívicas de oposição ao regime ditatorial de Salazar e Marcelo Caetano, que a mandou encerrar pela mão da PIDE/DGS, a polícia política.
A sua inclinação para actividade política radica numa tradição familiar que levou, entre outros, o seu tio-avô, Manuel Augusto César, a uma participação activa no Partido Socialista e em movimentos operários da Primeira República, tendo este, nessa altura, dirigido jornais, como "O Proletário", semanário da Federação Operária, o "Protesto", órgão do Centro Socialista Antero de Quental, e o "Protesto do Povo", quinzenário socialista, publicados em Ponta Delgada. A sua formação cívica, nos anos imediatamente anteriores ao 25 de Abril, está profundamente associada às influências de seu irmão Horácio do Vale César, jornalista, e a outras figuras de referência da época nos meios estudantis e de oposição em Ponta Delgada, como Jaime Gama, Mário Mesquita e Medeiros Ferreira, todos eles estudantes no Liceu Antero Quental.
Em 1973, com 17 anos, integrou a Comissão Dinamizadora da C.D.E. em Ponta Delgada.
A 26 de Abril de 1974, um dia depois da "Revolução dos Cravos", que restituiu a liberdade ao povo português, fundou a Associação de Estudantes do Liceu Antero de Quental, e, um mês mais tarde, a Juventude Socialista nos Açores.
Foi membro do primeiro Secretariado eleito da Secção de Ponta Delgada do Partido Socialista e da delegação dos Açores ao I Congresso Nacional do PS na legalidade e ao I Congresso Nacional da Juventude Socialista.
Em 1977 ingressou na Faculdade de Direito de Lisboa, tendo sido eleito para a Direcção da Associação de Estudantes e para os órgãos de gestão daquela instituição universitária. Até 1980 foi, também, coordenador nacional da JS para o ensino superior.
Fez parte da Comissão Organizadora das primeiras comemorações do Dia do Estudante, em Portugal, após o 25 de Abril, e foi um dos fundadores da então criada União Nacional dos Estudantes Portugueses. Em Lisboa trabalhou, ainda, como funcionário-coordenador de uma Cooperativa de Documentação e Cultura.
Ao longo de todos esses anos foi sempre dirigente nacional da JS, membro da sua Comissão Nacional, e, mais tarde, do seu Secretariado Nacional Executivo. Em 1986, quando é presidente do Congresso Nacional daquela organização autónoma do PS foi proclamado Membro Honorário Nacional da Juventude Socialista.
Foi adjunto do Secretário de Estado da Administração Pública do II Governo Constitucional.
De regresso aos Açores ingressa, como deputado, na Assembleia Regional em Janeiro de 1981. Integrou, pouco tempo depois, a Direcção do Grupo Parlamentar do PS e várias comissões parlamentares, presidindo à Comissão dos Assuntos Económicos. Mais tarde foi eleito vice-presidente da Assembleia Regional, sendo, ainda hoje, o deputado que mais tempo ocupou essas funções.
De 1983 a 1985 foi líder do PS nos Açores.
Entre Dezembro de 1988 e Dezembro de 1989 é deputado na Assembleia da República, para que fora eleito em Julho de 1987. Faz, então, parte da Direcção do Grupo Parlamentar, a convite de António Guterres, e das comissões de Defesa Nacional, da Juventude e dos Direitos, Liberdades e Garantias.
Foi membro da Assembleia Municipal de Ponta Delgada e foi, de 1993 a 1997, presidente da Assembleia de Freguesia da Fajã de Baixo.
A 30 de Outubro de 1994 é eleito presidente do PS/Açores, com 92% dos votos expressos em escrutínio secreto, no Congresso Regional. No ano seguinte acrescenta à sua qualidade de membro da Comissão Nacional e da Comissão Política Nacional do PS a sua eleição para o Secretariado Nacional, de que continua a fazer parte.
Proferiu diversas comunicações em colóquios e conferências nos Açores, no País e no estrangeiro, e tem uma antiga e vasta colaboração publicada na imprensa regional, tendo sido, inclusive, comentador político com carácter regular na RTP/Açores.
Nas eleições regionais de 13 de Outubro de 1996, como candidato dos socialistas açorianos à Presidência do Governo Regional, anula uma diferença de mais de 20% que separava o PS do PSD, vencendo com 46% dos votos expressos. A 9 de Novembro de 1996 tomou posse como Presidente do VII Governo Regional dos Açores.
Nas eleições legislativas regionais de 15 de Outubro de 2000 volta a vencer - desta vez com 49,2% dos votos expressos, elegendo 30 dos 52 deputados que compõem o parlamento - tendo tomado posse a 15 de Novembro para um novo mandato de quatro anos.
A 17 de Outubro de 2004, voltou a liderar o PS numa vitória eleitoral para a Assembleia Legislativa Regional dos Açores, reforçando a maioria absoluta do PS em confronto com uma coligação formada pelos dois maiores partidos da oposição - o PSD e o CDS/PP. Obtém 57% dos votos e 31 dos 52 deputados.
Nas eleições de 19 de Outubro de 2008 obteve nova maioria de mandatos no Parlamento, conquitando 30 dos 57 lugares em disputa.
É membro do Conselho de Estado, do Conselho Superior de Defesa Nacional, do Conselho Superior de Segurança Interna e do Conselho Superior de Protecção Civil.
Foi de Outubro de 2003 a Setembro de 2004, presidente da Conferência de Presidentes das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia.
É membro do Bureau Político da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa e membro titular permanente do Comité das Regiões da União Europeia, do Congresso dos Poderes Regionais e Locais da Conselho da Europa, e, da Assembleia das Regiões da Europa, entre outros organismos internacionais.
É sócio honorário, por deliberação das respectivas direcções, da Associação Portuguesa de Saint Thérèse, e da Casa dos Açores do Québèc, Canadá, da Associação dos Imigrantes nos Açores e da Casa dos Açores do Rio de Janeiro.
Recebeu, também, entre muitas outras, as seguintes distinções: "Personalidade da Década" de 90, do jornal "Expresso das Nove"; "Político do Ano", de 2001, da revista "Saber Açores"; Medalha de Mérito Riograndense, atribuída pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil; Medalha de Mérito Francisco Dias Velho, atribuída pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, Brasil, e troféu "Açorianidade 2003", atribuído pelo Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
Carlos César é casado, desde Novembro de 1977, com Luísa Maria Assis Vital Gomes do Vale César, licenciada em História e pós-graduada em Ciências Documentais. Tem um filho, nascido a 11 de Novembro de 1978.

Notas biográficas do secretário da Presidência do X Governo dos Açores
André Jorge Dionísio Bradford nasceu em Ponta Delgada a 30 de Novembro de 1970. É casado e pai de dois filhos.
Licenciado em Comunicação Social e Cultural pela Faculdade de Ciências Humanas do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica, frequentou o Mestrado em Teoria e Ciência Política e o 2º ano do curso de Direito na mesma universidade.
Integra o Gabinente do Presidente do Governo desde 2001, primeiro como assessor para a Cooperação Externa, depois na qualidade de assessor para os Assuntos Políticos.
A sua actividade no Executivo iniciou-se em 2000, na função de assessor de imprensa do secretário do Ambiente, destacando-se, na sua carreira de jornalista, o exercício de funções no Diário de Notícias (Lisboa) e no Açoriano Oriental (Ponta Delgada), onde desempenhou o cargo de adjunto do director editorial da Açormedia. Colaborou, também, na condição de colunista e comentador político com vários órgãos de Conunicação Social.
Exerce, desde 2006, o cargo de coordenador da Comissão Permanente do PS/Açores e foi eleito deputado ao Parlamento Regional em 2004 e 2008.
André Jorge Dionísio Bradford, secretário regional da Presidência, natural de Ponta Delgada, de 37 anos de idade, é jornalista, licenciado em Comunicação Social pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, tendo trabalhado nos jornais “Diário de Notícias”, de Lisboa, e “Açoriano Oriental”, de Ponta Delgada, onde desempenhou o cargo de Adjunto do Director Editorial. É, desde 2005, representante da Região Autónoma dos Açores na Comissão Bilateral Permanente do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os Estados Unidos da América e desempenhou, desde 2000, o cargo de assessor em vários departamentos governamentais, o último dos quais nos Assuntos Políticos da Presidência do Governo Regional dos Açores.

Maria Lina Pires Sousa Mendes, secretária regional da Educação e Formação, natural de Angra do Heroísmo, de 44 anos de idade, é licenciada Educação de Infância pela Universidade dos Açores, tendo obtido o mestrado em Ciências da Educação na Universidade de Las Palmas, das Canárias. Desempenhou diversos cargos directivos ao nível de áreas escolares, integrou a Comissão Pedagógica do Curso de Licenciatura em Educação de Infância da Universidade dos Açores, participa, como consultora, no projecto “QUALIS – Qualidade e Sucesso Educativo”, da Direcção Regional da Educação, e tem diversos trabalhos publicados sobre temáticas relacionadas com a sua formação académica.

Miguel Fernandes Melo de Sousa Correia, secretário regional da Saúde, natural de Angra do Heroísmo, de 36 anos de idade, é economista, licenciado pela Universidade Nova de Lisboa, tendo trabalhado em diversas empresas e grupos empresariais, sobretudo como director financeiro. Colaborou na implementação do modelo de contratualização dos hospitais açorianos, coordenou a preparação do concurso público para a construção e exploração do futuro Centro de Radioterapia dos Açores e era vogal do Conselho de Administração da Saudaçor – Sociedade Gestora de Recursos e Equipamentos da Saúde dos Açores, S.A.
Miguel Fernandes Melo de Sousa Correia nasceu em Angra do Heroísmo a 8 de Janeiro de 1972. É casado.
Licenciou-se em Economia na Universidade Nova de Lisboa, com especialização em Economia de Empresa, e tem trabalhadono no sector empresarial, designadamente como director financeiro.
Colaborou na implementação do modelo de contratualização dos hospitais açorianos e coordenou a preparação do concurso público para a construção e exploração do Centro de Radioterapia dos Açores, que funcionará em Ponta Delgada.
Membro da Ordem dos Economistas e da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, assumiu, em 2007, o cargo de vogal do Conselho de Administração da Saudaçor – Sociedade Gestora de Recursos e Equipamentos da Saúde dos Açores, S.
Maria Lina Pires Sousa Mendes nasceu em Angra do Heroísmo a 31 de Maio de 1964.
Licenciou-se em Educação de Infância pela Universidade dos Açores e obteve o mestrado em Ciências da Educação na Universidade de Las Palmas, Canárias.
Desempenhou diversos cargos directivos ao nível de áreas escolares, integrou a Comissão Pedagógica do Curso de Licenciatura em Educação de Infância da Universidade dos Açores e desempenhou a função de consultora, no projecto “QUALIS – Qualidade e Sucesso Educativo”, da Direcção Regional da Educação.
Publicou diversos trabalhos sobre temáticas relacionadas com a sua formação académica.

Sérgio Humberto da Rocha Ávila nasceu em Angra do Heroísmo em 28 de Dezembro de 1968. É casado.
Completou o ensino básico e secundário na sua cidade natal e licenciou-se em Economia na Universidade Nova de Lisboa, onde foi presidente da Associação Internacional de Estudantes de Ciências Económicas e Empresariais.
É inspector da Inspecção Administrativa Regional.
Foi deputado à Assembleia da República, em 1995/96, tendo integrado a direcção do Grupo Parlamentar do PS e coordenado o respectivo Gabinete de Estudos. É dirigente regional e nacional do Partido Socialista.
Entre Novembro de 1996 e Dezembro de 1997 foi director regional da Segurança Social, no VII Governo açoriano.
Presidiu, de Dezembro de 1997 a Novembro de 2004, à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, tendo obtido a primeira vitória do Partido Socialista na eleição dos órgãos executivos da autarquia angrense.
Foi, também, presidente da Conselho de Administração da antiga Junta Autónoma dos Portos de Angra do Heroísmo.
No IX Governo desempenhou o cargo de vice-presidente do Executivo.

José António Vieira da Silva Contente nasceu na freguesia e vila de Velas de S. Jorge, a 13 de Junho de 1958. É casado.
É docente universitário, sendo licenciado em Geologia-Biologia pela Universidade dos Açores e mestrado em Metodologia das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Exerceu funções docentes no ensino secundário e na Universidade dos Açores, tendo dirigido, neste estabelecimento, a Secção de Didáctica das Ciências da Educação.
Foi fundador da associação cívica "Fórum Açoreano".
Foi coordenador das campanhas eleitorais do PS/Açores nas eleições regionais de 1996, 2000 e 2004 e 2008, tendo sido eleito, nesses sufrágios, pelo círculo de S. Miguel.
Foi secretário da Habitação e Equipamentos nos VII, VIII e IX governos dos Açores.

Ana Paula Pereira Marques nasceu na Chamusca, Distrito de Santarém, a 1 de Junho de 1962. É casada.
Completou o ensino secundário no Liceu Nacional Sá da Bandeira, em Santarém, e licenciou-se em História e Ciências Sociais, em 1988, na Universidade dos Açores. É professora do quadro de nomeação definitiva da Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada.
Foi coordenadora do Centro Regional de Apoio ao Artesanato da Secretaria Regional da Economia, no mandato do VII Governo Regional. Em 2000 foi eleita deputada ao parlamento açoriano pelo Partido Socialista, pelo círculo de São Miguel. Desempenhou funções parlamentares entre 7 de Novembro de 2000 e 31 de Agosto de 2001, data em que passou a integrar, como vogal, a Administração do Instituto de Acção social.
Foi bolseira do Centro Nacional de Cultura, no Curso de Património Histórico-Artístico Natural e Etnográfico, e bolseira do programa Comenius, num projecto intitulado "A Poluição do ambiente e as Consequências da nossa Herança Cultural".
No X Governo dos Açores desempenhou o cargo de secretária do Ambiente e do Mar.

José Gabriel do Álamo Meneses nasceu na freguesia de Santa Cruz, concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira, a 10 de Julho de 1959. É casado.
Professor universitário licenciado em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Lisboa, obteve um doutoramento em Engenharia Civil e do Ambiente pela Universidade de Rhode Island, Estados Unidos. Foi director do Departamento de Ciências da Universidade dos Açores.
Fundador da Associação de Defesa do Ambiente Gê-Questa, é autor de vários estudos e publicações nas áreas de avaliação de impactes ambientais e gestão de recursos hídricos em regiões insulares e costeiras.
No VII Governo, entre 1996 e 2000, desempenhou o cargo de secretário regional da Educação e Assuntos Sociais, no VIII Governo assumiu funções de secretário regional da Educação e Cultura e, no X, de secretário da Educação e Ciência.

Noé Venceslau Pereira Rodrigues nasceu na freguesia da Ribeira Quente, em São Miguel, em 14 de Fevereiro de 1956. É casado.
Completou o ensino secundário no então Liceu Nacional Antero de Quental, em Ponta Delgada, e licenciou-se em Direito, em 1981, na Universidade Clássica de Lisboa.
Foi presidente do Conselho de Administração da Norma Açores e director da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo dos Açores.
Desempenhou, igualmente, funções de assessoria jurídica de empresas, cooperativas, uniões de cooperativas e das associações Agrícola de São Miguel e dos Jovens Agricultores Micaelenses.
No X Governo dos Açores desempenhou o cargo de secretário da Agricultura e Florestas.

Vasco Ilídio Alves Cordeiro nasceu a 28 de Março de 1973, na ilha de São Miguel, onde completou o ensino secundário. É casado.
Concluiu em 1995 a licenciatura em Direito, na Universidade de Coimbra, exercendo a advocacia desde Janeiro de 1998.
Possui uma pós-graduação em Direito Regional, tendo desempenhado as funções de assessor jurídico da Associação de Jovens Agricultores Micaelenses de 1998 a 2001.
Em Novembro de 1996, assumiu as funções de deputado à Assembleia Legislativa Regional dos Açores, tendo presidido, desde Novembro de 2000 até ao início de Dezembro de 2003, ao Grupo Parlamentar do Partido Socialista.
Foi presidente da Juventude Socialista/Açores entre os anos de 1997 e 1999.
No VIII Governo Regional dos Açores exerceu as funções de secretário regional da Agricultura e Pescas e desempenhou o cargo de secretário da Presidência no IX Governo

Marcelo Leal Pamplona nasceu em 25 de Outubro de 1956 na freguesia da Sé, na cidade de Angra do Heroísmo. É casado.
Completou o curso da Escola Naval, ramo de Marinha, é pós-graduado em Ciências Militares Navais e em Informática de Gestão. É Capitão-de-fragata da Armada Portuguesa, na reserva.
Para além de diversos cargos que desempenhou no âmbito da sua carreira militar, foi Capitão dos portos de Olhão, de Santa Cruz das Flores e da Horta.
Completou vários cursos de formação relacionados com as pescas, informática, assuntos navais, gestão de crises, informações e matérias NATO.
No VIII Governo Regional desempenhou as funções de director regional das Pescas, assumindo o cargo do susecretário Regional das Pescas no IX Governo.

Rodrigo Vasconcelos Oliveira nasceu em Ponta Delgada, a 3 de Março de 1976.
Concluiu o ensino secundário na Escola Secundária Antero de Quental, em Ponta Delgada, e licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa, possuindo, ainda, o Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade dos Açores.
Na Universidade dos Açores, exerceu, também, funções docentes nas disciplinas de Direito Internacional Público e Direito Internacional Privado do curso de Estudos Europeus e Política Internacional e no módulo Direito Administrativo e Integração Europeia/Princípios Constitucionais do Procedimento Administrativo do Mestrado em Gestão Pública.
É investigador associado no Centro de Estudos da União Europeia, secção "Direito, Ciências Políticas e História", da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
É vogal do Conselho Fiscal da Fundação Gaspar Frutuoso, da Fundação da Obra do Padre Américo/Casa do Gaiato de São Miguel e do Conselho Jurisdicional da Associação de Futebol de Ponta Delgada e membro do Conselho Nacional da Associação Nacional de Jovens Advogados Portugueses.
Foi, também, representante dos alunos do Curso de Mestrado em Relações Internacionais no Conselho Pedagógico da Universidade dos Açores (2001/02) e vice-presidente do Núcleo de Estudantes Insulares da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa.
Rodrigo Oliveira possui, ainda, formação musical, obtida no Conservatório Regional de Ponta Delgada, tendo exercido funções docentes em piano numa escola privada e integrado o Coro da Universidade de Lisboa.
No IX Governo desempenhou director regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa.

O presidente do Governo dos Açores, Carlos César, nomeou o novo titular da Direcção Regional da Cultura, que permanecerá sediada em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira. A nomeada é Gabriela Canavilhas, licenciada em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Gabriela Canavilhas, nascida em 1961, em Sá da Bandeira (Angola), viveu a infância e a adolescência em S. Miguel e nas Flores, ilhas de origem dos pais.
Entre 1986 e 2004 manteve intensa actividade artística nos palcos das principais salas de concerto e festivais nacionais, incluindo na Fundação Gulbenkian, na Culturgest, no Centro Cultural de Belém, na Fundação de Serralves, no Teatro Nacional de S. Carlos, no Teatro S. Luiz, no ACARTE, na programação de Lisboa 94, na Expo 98, nos Festivais Internacionais do Algarve, de Évora, de Tomar, de Mafra, de Leiria e de Alcobaça, bem como concertos de descentralização em todo o país, incluindo nos Açores e na Madeira, apresentando-se, também, em vários países estrangeiros.
Gabriela Canavilhas foi assessora do director Regional da Cultura dos Açores, em 1999/2000, é directora artística do Festival MusicAtlântico dos Açores desde 1999 e membro do Conselho Directivo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) desde 2007.
Desde 2003, é também presidente da Direcção da Orquestra Metropolitana de Lisboa, presidente do Conselho Directivo da Academia Nacional Superior de Orquestra e directora pedagógica do Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa e da Escola Profissional Metropolitana.
A nomeada substitui Vasco Pereira da Costa, que solicitou a cessação das suas funções e cujo trabalho o presidente do Governo considerou excepcionalmente positivo e de grande prestígio para a Região.


(In Canal de Notícias dos Açores)

Etiquetas: ,