terça-feira, abril 08, 2008

Lançamento do Livro Compostagem - Utilização de Compostos em Horticultura

A Universidade dos Açores procedeu ao lançamento do livro Compostagem - Utilização de Compostos em Horticultura, da autoria do do Prof. Doutor João Ferreira Batista e da Engª. Edite Romana Bessa Batista, docentes desta academia.

A reciclagem de resíduos orgânicos através da compostagem, garantindo a sua reinserção nos grandes ciclos ecológicos, vitais para o planeta, constitui, conjuntamente com outras biotecnologias ambientais, a chave para o sucesso da transformação. A utilização de compostos é importante e indispensável no contexto de uma agricultura moderna e sustentável. Na verdade, uma das realidades das sociedades modernas, é que os ciclos nutritivos estão interrompidos, devido à negligência que se verifica no domínio da recuperação de resíduos orgânicos. Foi nesta perspectiva que os autores resolveram produzir um trabalho que reflectisse o estado do conhecimento na produção de compostos em geral e em particular para utilização em horticultura, incorporando também a sua própria experiência, que julgam poder contribuir para melhorar o conhecimento dos leitores, quer eles sejam técnicos, estudantes ou simples curiosos atraídos pelo saber.

A cerimónia de lançamento do livro realizou-se no dia 4 de Abril de 2008, pelas 17h00, no Anfiteatro do Complexo Pedagógico do Campus de Angra do Heroísmo, ao Pico da Urze. A obra foi apresentada pelo Prof. Doutor José Estevam de Matos.

(In Universia)

Etiquetas: , , , , ,