Novos cursos superiores vieram colmatar as necessidades da Região
Os novos cursos criados pela instituição de ensino superior da Região representam uma marca determinante dos últimos 18 anos e um contributo fundamental para o desenvolvimento dos Açores.Os novos cursos criados pela Universidade dos Açores representam uma marca determinante dos últimos 18 anos e um contributo fundamental para o desenvolvimento dos Açores. Este desenvolvimento deve ser perspectivado, em primeiro lugar, pela existência de uma universidade numa Região tão pequena e isolada como os Açores, o que possibilita a formação qualificada dos seus habitantes em áreas diversas como as Ciências Sociais e Humanas, a Literatura, as Ciências da Educação, as Ciências Agrárias e ainda a Saúde. A tripolaridade é uma característica singular da Universidade açoriana pensada para promover o desenvolvimento dos Açores. A existência de três pólos determina o modo como se pode organizar uma instituição de ensino superior em ilhas, condicionada pela realidade da sua geografia. O impacto que a Universidade tem provocado no desenvolvimento dos Açores nos últimos 18 anos é sustentado pelos seus 32 anos de experiência de ensino, investigação, trabalho de extensão cultural e prestação de serviços úteis para a sociedade. Essa experiência, reflectida hoje num corpo docente sólido a amadurecido, permitiu a criação de novos cursos em áreas específicas que vieram colmatar algumas necessidades da Região. É o exemplo do Curso de Licenciatura em Serviço Social e ainda de outros Cursos de Preparatórios, como Medicina, Ciências da Nutrição, Medicina Veterinária, Psicologia e Arquitectura. Para além do alargamento das áreas de formação de base que se tem verificado nos últimos anos, assiste-se também a uma maior oferta de cursos de Pós-graduação e Mestrado. Pensemos, por exemplo, nos Mestrados de Gestão e Conservação da Natureza, Educação Ambiental e ainda no recém-criado Mestrado em Ética da Vida. Este novo e grande investimento permite a todos aqueles que residem nos Açores, por um lado, garantir a continuidade e o investimento na formação académica e, por outro, aceder com uma maior facilidade a cursos pós-graduados, evitando deslocações contínuas e dispendiosas para tais estudantes.No entanto, a Universidade não tem apenas como missão a componente da formação académica. Importa salvaguardar que um dos grandes desafios que se enfrenta hoje e que tem uma relação directa com o desenvolvimento da Região é a promoção e execução de projectos de investigação científica. Este novo desafio abrange áreas tão diversas como a Biotecnologia, a Biomedicina, a Produção Animal e as Ciências Sociais e Humanas. Os vários projectos científicos em desenvolvimento representam um factor positivo para a saúde, ambiente, agricultura, cultura e educação.Para além do mais, permitem a integração de jovens investigadores, formados na nossa universidade ou noutras universidades portuguesas, e ainda investigadores estrangeiros que se fixam na Região. Além do mais, o facto da Universidade dos Açores estar integrada no espaço da União Europeia permite uma maior circulação de estudantes, nomeadamente daqueles que estão abrigados por programas europeus, como o Erasmus, e que optam por frequentar um semestre ou um ano a nossa Universidade, contribuindo para a promoção e divulgação dos Açores e da investigação e ensino que se faz nas ilhas.
MARTA BARCELOS
Bolseira de Investigação do Centro de Biotecnologia dos Açores
(In Expresso das Nove)
Etiquetas: Biotecnologia, Ciências Agrárias, Gestão e Conservação da Natureza, Mestrado em Educação Ambiental, Nutrição humana, Programa Erasmus, Veterinária
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