segunda-feira, março 31, 2008

Candidaturas OTL Jovem 2008

As inscrições para a edição deste ano do Programa de Ocupação de Tempos Livres dos Jovens (OTL/J), promovido pela Direcção Regional da Juventude, decorrem entre 1 e 30 de Abril.
O OTL/J é um programa de educação não formal e de promoção da inserção dos mais novos na vida activa, destinado a jovens entre os 15 e os 23 anos de idade que estejam a frequentar ou que já tenham concluído, em alguns sub-programas, o 9º ano de escolaridade.
O programa abrange um total de cinco sub-programas, designados por "Ocupação em Férias", "Ambiente", "Ciência em Férias", "Jovens Solidários" e "Jovens Estudantes", além de outros projectos de integração denominados por "projectos-piloto".
As inscrições para o sub-programa "Jovens Estudantes" abrem, apenas, a 1 de Outubro.
Tendo como principais objectivos proporcionar aos jovens uma forma diferente de ocupar os seus tempos livres, através do contacto com diversas áreas de actividadeprofissional, o OTL/J visa incentivar nos jovens o espírito de iniciativa e solidariedade que possa contribuir para a melhoria das condições de vida da comunidade, através da realização de acções criativas, úteis e empenhadas.
Pretende, também, despertar nos jovens o gosto pela aquisição de novos saberes, de modo a contribuir para o seu desenvolvimento e a sua realização pessoal, bem como canalizar a disponibilidade de todos os participantes para uma ocupação útil dos seus tempos livres, na execução de tarefas indutoras de uma motivação precoce para a ciência e para a tecnologia.
Potenciar futuras actividades profissionais relacionadas com a investigação científica e as novas tecnologias, promover atitudes de respeito pela biodiversidade dos Açores enquanto património a preservar, levando os jovens a participar em actividades que contribuam para a sua divulgação, e realizar trabalho em rede com outras entidades, de direito público ou privado que, na Região, assumem responsabilidades de defesa e protecção do património ambiental, ou sejam promotoras de tais iniciativas, visando um maior desenvolvimento sustentável, são outros dos objectivos do OTL/J.
Para mais informações sobre este programa, poderão ser consultados os sítios http://www.azores.gov.pt/ ou http://www.drjuventude.eu/ ou os serviços da Direcção Regional da Juventude, em Ponta Delgada.
(In A União)

Etiquetas: , , , ,