quarta-feira, abril 23, 2008

Encontro Internacional de Inovação Educacional

Ao todo estão previstas 32 comunicações e duas conferências naquele que será o Sétimo Encontro de Inovação Educacional, Educação e Intervenção, e Segundo Encontro Internacional de Inovação Educacional, a decorrer nos próximos dias 24 e 25 de Abril no Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, ao Pico da Urze.
O Encontro está organizado em grupos de discussão assim constituídos:

Grupo de discussão sobre práticas educativas

Ana Paula Couceiro Figueira e Ana Cristina Ferreira de Almeida que apresentarão e discutirão o tema: Grupos de apoio a/entre professores/educadores - Área Formação Profissional (inicial e contínua).
Instituição : Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra.

José Manuel N. Moniz que apresentará e discutirá o tema: Formação Profissional. Um contributo para (re)pensar as práticas formativas.
Instituição: Hospital de Santo Espírito de A. do Heroísmo - Núcleo de Formação Profissional.

Marcela de Marco Sobral que apresentará e discutirá o tema: Projeto de Educação Ambiental: Lixo Legal (Ilhabela – SP – Brasil).
Instituição: Universidade dos Açores.

Miguel Sola Fernández e José Francisco Murillo Mas que apresentarão e discutirão o tema: La mejora de la Formación en Centros a través de procesos de I/A: dos niveles de reflexión.
Institução: Universidad de Málaga.

Fátima Paixão, Fátima Regina Jorge, José Teodoro, Paulo Silveira, e Sónia Balau que apresentarão e discutirão o tema: Projecto inovador na comunidade educativa: exposição interactiva “problemas com conta, peso e medida”
Instituições: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Castelo Branco e Escola Básica Integrada Cidade de Castelo Branco.

Félix Rodrigues, Helena Resendes e Mário Talaia que apresentarão e discutirão o tema: Questões problema de Física em torno das Furnas – São Miguel.
Instituições: Universidade dos Açores e Universidade de Aveiro.


Grupo de discussão sobre estratégias de ensino formal e não formal

Maria Filomena Ribeiro da Fonseca Gaspar que apresentarão e discutirão o tema: Educação parental: Novos desafios para novas necessidades de intervenção socioeducativa com famílias na comunidade.
Instituição: Universidade de Coimbra.

Catarina Almeida Tomás que apresentará e discutirá o tema: Orçamentos Participativos de Crianças e Jovens: A Escola como um espaço de participação cidadã.
Instituição: Universidade da Beira Interior.

Maria Lúcia Pessoa Sampaio que apresentará e discutirá o tema: Práticas leitoras em espaços não escolares no contexto do Projeto de Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE).
Instituição: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Brasil).

Maria Aparecida da Costa Gonçalves Ferreira que apresentará e discutirá o tema: Estratégias de leitura com a comunidade: análise da experiência no contexto do Projeto “Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas” (BALE).
Instituição: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Brasil).

Tânia Pereira e Margarida César que apresentarão e discutirão o tema: Aprender com a comunidade cigana: Estudantes ciganos adultos em cenários de educação formal.
Instituição: Universidade de Lisboa.

Verônica Maria de Araújo Pontes, Patrícia Carla de M. Chagas Faria, Helena Fernandes Neta e Giuliana Pinheiro de Oliveira que apresentarão e discutirão o tema: A formação de leitores na literatura: Uma proposta para a escola pública do Estado do Rio Grande do Norte/Brasil.
Instituições: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Brasil, Universidade do Minho/Portugal, Instituto de Desenvolvimento em Educação/IDE/Brasil e Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte/Brasil.

Grupo de discussão Tecnologias da Informação e Comunicação

Miguel Dias que apresentará e discutirá o tema: “Do mito à realidade. O verdadeiro papel das tecnologias na escola e na sociedade”.
Instituição: Escola Superior de Educação de Torres Novas.

Carlos Vieira, Catarina Rijo, Tânia Fonseca, Vanda Delgado, João Filipe Matos e Guilhermina Miranda que apresentarão e discutirão o tema: Uma Visão Sobre a Terra com recurso à Wiki: proposta para uma prática inovadora.
Instituição: Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Dulce Franco que apresentará e discutirá o tema: Moodle: um caminho de inovação para comunidades e ambientes escolares online.
Instituição: Universidade Lusófona.

Manuel Fernández Navas, Noelia Alcaraz Salarirche que apresentarão e discutirão o tema: La página web como motor de un proceso de innovación en la docencia universitaria.
Institução: Departamento de Didáctica y Organización Escolar – Universidad de Málaga.

Ordália Alves Almeida que apresentará e discutirá o tema: O/A professor/a de educação da infância: a educação a distância como caminho viável no seu processo de formação.
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS – Brasil.

Javier Barquín Ruiz e Noelia Alcaraz Salarirche que apresentarão e discutirão o tema: Los efectos de la sociedad de la información en la función docente.
Instituição: Universidad de Málaga.

Grupo de discussão sobre mudança e inovação

Maria do Rosário Pinheiro, Albertina Lima Oliveira e Carlos Barreira que apresentarão e discutirão o tema: (Re)Inovar o ciclo de formação: Vivências pedagógicas num processo formativo de pós-graduação.
Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Manuel Carlos Chaves & Maria do Rosário Moura Pinheiro que apresentarão e discutirão o tema: Avaliação da prática docente no ensino superior: Contributo da Checklist de Autoavaliação das Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CAPPES).
Instituições: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Maria José Machado que apresentará e discutirá o tema: Mudança e Inovação na Escola: importância da Formação ao Longo da Vida (Long Life Learning) e da interacção online nesse processo A utilização da Plataforma Moodle como suporte de um curso para formação de professores na Europa – O Projecto FACE IT .
Instituição: Universidade do Minho - Instituto de Estudos da Criança.

Carina Coelho; Ana Arqueiro e Rafael Tormenta que apresentarão e discutirão o tema: Processos de Auto-Avaliação em Agrupamentos de Escolas: Intencionalidades, Actores, Instrumentos.
Instituição: Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Carina Coelho, Valdenir Colares, Abudo Machude, Muleka Mwewa e Adriana Fornari que apresentarão e discutirão o tema: MUNDUSFOR: Experiências de uma formação profissional inovadora no ensino superior.
Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Anabela Sousa e Manuela Terrasêca que apresentarão e discutirão o tema: A avaliação no interior da escola: espaço de inovação construída ou decretada?
Instituição: Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Grupo de discussão sobre experiências pedagógicas

Carla Susana Pinheiro Serra & Maria do Rosário Moura Pinheiro que apresentarão e discutirão o tema: A importância da Relação Pedagógica no desenvolvimento pessoal e social do aluno.
Instituição: Universidade de Coimbra.

Dulce Martins e Carolina Carvalho que apresentarão e discutirão o tema: As Crianças e as Mentiras no 2º Ciclo.
Instituições: Escola Básica 2,3 Visconde de Juromenha e Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

António V. Bento que apresentará e discutirá o tema: Estudo acompanhado e inovação curricular: perspectivas dos alunos dos 2º e 3º ciclos duma escola básica da Região Autónoma da Madeira.
Instituição: Departamento de Ciências da Educação - Universidade da Madeira.

Maria Altina Silva Ramos que apresentará e discutirá o tema: Experiências de relacionamento com a comunidade educativa: o papel privilegiado do blogue.
Instituição: Universidade do Minho.

Maria da Conceição Godinho, Vera Martins e Carla Fernandes que apresentarão e discutirão o tema: Oficina de Aprendizagens
Instituição: EBS Tomás de Borba.

Helena Ávila; Matilde Borges; Nuno Inácio; Sónia Rocha; Sónia Silva e Salvador Lima que apresentarão e discutirão o tema: O respeito pelo ritmo e pelas necessidades dos alunos na aprendizagem da Matemática
Instituições: EBI da Praia da Vitoria e DCE - Universidade dos Açores.
(In Azores Digital)

Etiquetas: , , , , ,