terça-feira, agosto 07, 2007

Projecto SUNPENDULUM

À medida que o dia decorre, a luz solar atinge a terra em vários pontos com diferentes perspectivas. Sucede-se o dia e a noite.
No âmbito do projecto SUNPENDULUM foram instaladas doze videocâmaras que captam um quadrante do céu e que estão online na net. Funcionam como relógio solar permitindo ver o sol, tal como ele é visto em doze lugares distintos do planeta.
Videocameras colocadas (1) Hawaii - EUA, (2) Ensenada - México, (3) Nova Orleães - EUA, (4) Bermuda - Grã Bretanha, (5) Açores- Portugal, (6) Granada - Espanha, (7) Cairo - Egipto, (8) Dubai - Emirados Árabes Unidos, (9) Calcutá - Índia, (10) Hong Kong - China, (11) Tóquio - Japão e (12) Ilhas Marshall.
Associada à instalação das doze câmaras que observam o Sol, decorre, desde 2001, o projecto de arquitectura que visa construir um pavilhão que aberga o pêndulo solar onde é projectada a imagem do sol de cada um dos locais anteriormente referidos.

Trata-se de um projecto artístico do austríaco Hofstetter Kurt, que se foca no paralelismo, circulação, céu, luz e tempo. É um projecto apoiado pelo Austrian Federal Chancellory/ Department for the Arts (KUNST), Austrian Ministry for Education, Science and Culture, :3C! Creative Computing Concepts, Austrian Trade Delegation Portugal/Austrian Embassy Lisbon, Hotel Imperial Vienna e Boblbee.

A Videocâmara dos Açores está instalada no Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, Campus de Angra do Heroísmo.

Imagem do Sol na Terceira às 10:00 horas do dia 7 de Agosto de 2007.

Para informações adicionais consulte: http://www.sunpendulum.at/inplusion/timeeyeazores/azoresimages.html

Etiquetas: , , ,