sábado, agosto 04, 2007

O ar interior é pior do que o exterior

A qualidade do ar do interior das habitações açorianas é pior do que o ar do ambiente exterior, afirma Félix Rodrigues professor do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores.

Diário Insular-A Terceira integra-se num espaço do Atlântico Norte onde se sabe passarem correntes susceptíveis de transportar poluição. De acordo com os seus estudos, qual o grau de poluição, induzida por essa via, nesta zona do Planeta?

Félix Rodrigues-A atmosfera açoriana é uma mistura de poluentes de origem antropogénica, partículas marinhas e minerais naturais, muitas delas resultantes do transporte atmosférico de longa distância. A qualidade do ar dos Açores depende da intensidade desses fenómenos. Pode-se afirmar com razoável certeza que apenas um ou dois dias por ano, em média, é que a qualidade do ar exterior é má.

Diário Insular-Além da poluição que nos chega, como vê a poluição provocada pela própria actividade humana nas ilhas? Os indicadores são preocupantes ou ainda vivemos numa espécie de oásis?

Félix Rodrigues-Há que distinguir nesse campo dois aspectos: A qualidade do ar exterior, cuja contribuição das actividades humanas locais é reduzida, e a qualidade do ar interior que por vezes é pior do que noutros locais. Para essa má qualidade do ar interior contribuem as actividades que se desenvolvem nas habitações: cozinhar, fumar, não ventilação das habitações, bem como, níveis elevados de fungos nos tectos e paredes (dependentes da humidade relativa elevada da Região). A segunda perspectiva é mais preocupante do que a primeira.

Diário Insular-Como analisa o aparente bloqueio mental que parece atrasar a entrada dos Açores de forma decisiva no tempos das energias limpas, conhecendo-se as potencialidades das ilhas em energias como as eólica e solar (com as novas células) e na produção de hidrogénio?

Félix Rodrigues- Resulta da aparente falta de visão dos sucessivos governos e de uma aparente demissão do exercício da cidadania por parte da população.

Diário Insular-O fenómeno da globalização tem servido mais para nos trazer problemas de toda a ordem, incluindo ambientais, ou para nos alertar para a necessidade de preservarmos a casa comum que é a Terra?

Félix Rodrigues-Existem vários conceitos de globalização, dependentes das dimensões em análise: económica, tecnológica, política, comunicacional ou ambiental. Todas elas alertam-nos para a necessidade de mudança. No topo dessas mudanças, a defesa da Terra como ser vivo e ecossistema global impõe-se.