terça-feira, julho 31, 2007

Uma Universidade na Ultra-Periferia

«Importa um empenhamento político de todos os partidos e órgãos de governo próprio no que há de ser o novo regime financeiro das universidades portuguesas», afirmou o vice-presidente do grupo parlamentar do PSD/Açores, José Bolieiro, após uma encontro com o Sindicato Nacional do Ensino Superior.
Sublinhando que a tripolaridade da academia açoriana é uma virtude da unidade dos Açores, José Bolieiro adiantou que a reconfiguração da UAç deve assegurar a valorização das competências instaladas e continuar a apostar na qualificação dos recursos humanos.
«A UAç é fundamental para o desenvolvimento dos Açores, qualificação dos seus recursos humanos e monitorização do estado social e económico da região«, afirmou o deputado social-democrata, acrescentando que PSD/A está »disponível, se necessário for«, para tomar iniciativas de âmbito político e legislativo ao nível regional e nacional em defensa da revalorização da Universidade dos Açores.
José Bolieiro defendeu, ainda, que a UAç deve investir na competitividade, para conseguir captar o interesse de mais alunos, e apostar na excelência da investigação produzida nos Açores, como forma de ganhar visibilidade nacional e internacional.
A Universidade dos Açores tem cerca de três mil alunos e está dividida por três das nove ilhas do arquipélago (São Miguel, Terceira e Faial).


Na audiência com o grupo parlamentar do PSD/Açores, em Ponta Delgada, o representante regional do Sindicato Nacional do Ensino Superior deu a conhecer um conjunto de preocupações, já manifestadas ao Governo Regional e vários Partidos Políticos com e sem acento parlamentar.
O desinvestimento nas universidades portuguesas e as consequentes dificuldades financeiras, o aumento de responsabilidade das instituições de ensino superior com a aplicação do Tratado de Bolonha e os constrangimentos da carreira docente são alguns dos pontos destacados por Álvaro Borralho.
«Dos cerca de 200 professores da UAç mas de 50 por cento estão em situação precária», afirmou Álvaro Borralho, que aguarda «feed back»do pedido de audiência com o CDS/PP, PCP e PDA.

(In Diário Digital)