terça-feira, julho 24, 2007

Provas de Agregação sobre Cinética Química

Realizaram-se, nos dias 23 e 24 de Julho de 2007, no Complexo Pedagógico do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, as provas para obtenção do título de agregado no grupo de disciplinas de Química, requeridas pelo Prof. Doutor Paulo João de Lemos Cabral de Sousa Fialho.
As provas foram avaliadas por um júri presidido pelo Reitor da Universidade dos Açores, Prof. Doutor Avelino de Freitas de Meneses, sendo vogais o Doutor Carlos Alberto Nieto de Castro, professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; o Doutor Fernando Manuel Sebastião Silva Fernandes, professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; o Doutor Casimiro Adrião Pio, professor catedrático da Universidade de Aveiro; o Doutor António Manuel Figueiredo Palavra, professor associado com agregação do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa; e a Doutora Maria Filomena Gomes Ferreira Crujo Camões, professora associada com agregação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
As provas constaram, no primeiro dia, da discussão pública, com crítica e defesa, do Curriculum Vitae e de um relatório intitulado Programa, Conteúdos e Métodos de Ensino da Disciplina – Química Geral. No segundo dia decorreu a apresentação e defesa de uma lição de síntese sobre Cinética Química.
A cinética química é uma ciência que estuda a velocidade das reacções químicas. A velocidade da reacção recebe geralmente o nome de taxa de reacção. A taxa de reacção está relacionada com as concentrações dos reagentes, o estado particular dos reagentes (estado físico, estado cristalino ou amorfo dos sólidos, do facto dos reagentes estarem ou não em solução e neste caso da forma como o solvente poderá influenciar a velocidade da reação), a temperatura, a carga eléctrica, a luz, a pressão, a presença de catalisadores e dos produtos de reacção.
A importância deste tema é vasta já que se relaciona como por exemplo, com a rapidez com que um medicamento actua no organismo ou com problemas industriais, tais como a descoberta de catalisadores para acelerar a síntese de algum produto novo.