sexta-feira, março 18, 2011

"Parece que agora estamos de acordo"

Félix Rodrigues, especialista em poluição da Universidade dos Açores.

Depois da audição do responsável do LNEC em comissão parlamentar, há condições para mudar alguma coisa no discurso público sobre a contaminação de solos, subsolos e aquíferos na Praia da Vitória com origem na Base das Lajes?
As questões que aqui me são colocadas pretendiam ter certamente respostas técnicas, pois fui abordado nesse sentido, mas começa-se logo por esta questão que é política. Sei que é difícil distinguir uma coisa da outra, porque cada um de nós é um ser ubíquo.Quanto à pergunta que me coloca, sem dúvida que tudo mudou. Afinal, a classe política está toda de acordo quanto à "urgência da descontaminação", e a classe técnica também. Os técnicos e políticos estão todos de acordo que "de momento não há risco de poluição associada à água de consumo na Praia", daí ser necessária a monitorização dessa mesma água. A questão da necessidade de monitorização nunca esteve clara. O LNEC afirma que o furo realizado junto à Porta de Armas, que capta o aquífero basal, tem poluição. Essa é uma das grandes novidades relativamente ao estudo americano divulgado em 2008, e reafirma que o aquífero basal está contaminado e que há possibilidade de movimento de poluentes. Parece que agora estamos todos de acordo.O LNEC reafirma contaminações e potenciais contaminações fora da Base das Lajes. Mais uma vez estamos todos de acordo.A partir de agora é preciso falar claro e a uma só voz e com todas as hipóteses em cima da mesa.
O que se espera que seja feito a partir de agora?
Descontaminar já, e provar de forma inequívoca, usando os dados disponíveis tanto no estudo do LNEC como no estudo americano, quais são as fontes das várias substâncias encontradas no solo e na água. Não podemos usar a ubiquidade como critério de rejeição de hipóteses. Ou se prova que não é, ou que é, fazendo todos os tratamentos necessários aos dados.
O que se deve entender como descontaminação total, no caso em apreço?
Descontaminação total é um conceito apenas teórico. Defendo toda a descontaminação tecnicamente possível.
No caso específico do aquífero basal da Praia da Vitória, do qual é retirada água para consumo público, o que está estabelecido sobre a sua qualidade e o que se deve fazer já, a médio e a longo prazo?Os critérios de qualidade das águas subterrâneas estão definidos pelos valores paramétricos da legislação portuguesa. Uma vez que estamos em posse de dados fidedignos e de qualidade, obtidos pelo estudo do LNEC, há que complementar essas análises com outros parâmetros não previstos na legislação. Há também que estabelecer a periodicidade com que esses novos parâmetros devem ser analisados.

(In Diário Insular)