sexta-feira, agosto 07, 2009

Número record de candidaturas ao Concurso Regional de Empreendedorismo

Concorreram à edição de 2009 do Concurso Regional de Empreendedorismo (CRE) 32 projectos de jovens empreendedores residentes nos Açores. Os planos de negócios apresentados desenvolvem ideias que vão da animação turística e alojamento, aos serviços de apoio às empresas e aos particulares, passando pela aquacultura ou gestão de resíduos e reciclagem.
O júri do CRE irá analisar as candidaturas até ao final de Setembro e premiará os três melhores planos de negócios com base na sua inovação, na qualidade do próprio plano e na probabilidade de sucesso do negócio no mercado. O júri é composto por representantes da Universidade dos Açores, da Câmara de Comércio e Indústria dos Açores, da Direcção Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações, da Direcção Regional da Juventude, da Direcção Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor e da Direcção Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade.
Na Gala do Empreendedor, a realizar no último trimestre de 2009, serão dados a conhecer os projectos vencedores e atribuídos os prémios de cinco mil euros para o primeiro lugar, qautro mil euros para o projecto segundo classificado e três mil e quintos euros para o terceiro melhor plano de negócio.
A secretaria regional da Economia promove, anualmente, o CRE com o objectivo de estimular a participação dos jovens na actividade económica, através da criação de planos de negócio inovadores, exequíveis e adequados a uma necessidade de mercado. Este Concurso permite ainda despertar a sociedade para o empreendedorismo, cativar os jovens para a criação de empresas e fomentar a abordagem ao empreendedorismo no sistema de ensino. O Concurso Regional de Empreendedorismo destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, que poderão concorrer, a título individual ou em grupo, mediante o envio de um formulário electrónico.
As primeiras três edições do CRE contaram com 13 candidaturas em 2006, 20 na edição de 2007 e 22 na edição de 2008.
(in Diário dos Açores)

Etiquetas: ,