domingo, julho 19, 2009

Associação Cabo-verdiana de Ciência Regional criada ainda este semestre

A criação da Associação Cabo-verdiana de Ciência Regional de Cabo Verde poderá ser concretizada ainda no decurso deste segundo semestre do ano 2009, segundo informação avançada à Inforpress pelo Presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV), Francisco Tavares.
“Nós vamos trabalhar com a Uni Piaget e com os académicos para que, no decurso deste semestre, a associação esteja criada, registada e em funcionamento”, assegurou Francisco Tavares.
A ideia da criação desta associação esteve em discussão no seio dos participantes que estiveram reunidos no 1º Congresso de Desenvolvimento Regional de Cabo Verde, na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, de 9 a 11 de Julho.
Segundo Francisco Tavares e o próprio reitor da Uni Piaget, Jorge Brito, os contributos lançados pelos congressistas a nível deste encontro encorajam o prosseguimento dos esforços por parte dos responsáveis nacionais para a criação dessa associação.
Os estatutos jurídicos que vão nortear esta associação estão a ser trabalhados, mas os dois responsáveis garantiram que esses esforços vão ser feitos para que essa associação esteja juridicamente criada ainda este ano.
A Associação Cabo-verdiana de Ciência Regional de Cabo Verde, que será criada sob a égide da Ciência Regional e do Desenvolvimento local, terá como missão promover e incentivar o contacto entre as universidades e os poderes local, regional e central, bem como incentivar o desenvolvimento de pesquisas na área.
A promoção da inserção dos membros nacionais em redes científicas da área do desenvolvimento regional, o apoio às autoridades governamentais e municipais na definição e conceptualização de estratégias sobre o fenómeno de regionalização no país, a valorização de políticas públicas municipais com vista à redução das assimetrias regionais, serão outras funções que deverão vir a ser assumidas por essa associação.
Na sua composição, a associação será formada por académicos, autarcas, planificadores e cientistas que, além de poderem estar inseridos na rede de associações de desenvolvimento regional, terão também a responsabilidade de organizar congressos nacionais no domínio de Desenvolvimento regional.
O presidente da ANMCV, para quem o Congresso realizado pela Uni Piget indica aos políticos e planificadores cabo-verdianos novos conhecimentos de boas práticas e boas experiências que podem ser úteis no processo de desenvolvimento regional de Cabo Verde, é de opinião que Cabo Verde tem ainda um longo caminho a percorrer no que toca ao desenvolvimento local.
Justifica a sua posição com o facto de o país não ter ainda nem regiões administrativas, nem regiões políticas, nem regiões planos, ao mesmo tempo que considerou ser necessário abordar e a adoptar todos estes conceitos para que haja um verdadeiro planeamento regional.
“Este congresso inclusive traz-nos elementos que permitem-nos aferir como valorizar as políticas públicas municipais e também como abordar as políticas públicas nacionais no âmbito do desenvolvimento regional, nesse caso, no âmbito do desenvolvimento municipal. Ou seja, temos todos a ganhar, explorando muito bem os anais produzidos por este congresso, mas também, explorando muito bem os ensinamentos que daqui saíram”, sublinhou.
Na sua avaliação, o reitor da Uni Piaget, Jorge Brito, também atribuiu nota positiva ao congresso não só pelos contributos deixados pelos congressistas para a criação da Associação Cabo-verdiana de Ciência Regional de Cabo Verde, mas também porque, os resultados saídos desse encontro vão ajudar no desenvolvimento curricular de alguns cursos ministrados na Uni Piaget, nomeadamente, o da Administração Pública e Autárquica.

(In Inforpress)

Etiquetas: , ,