domingo, julho 19, 2009

Pedro Pires lança pistas para desenvolvimento local no arquipélago

O Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires, considerou, sábado, que as respostas para o desenvolvimento local no país devem passar pela valorização da diversidade e na aposta na agregação das complementariedades físicas e humanas que representam as ilhas.
“A nossa força reside na valorização da diversidade, apostando na agregação das complementariedades físicas e humanas que as ilhas representam. Há que afastar a ideia simplista de que uma só ilha bastaria por si”, exaltou Pedro Pires.
O Chefe de Estado, que fez estas observações à margem do encerramento do 1º Congresso de Desenvolvimento Regional de Cabo Verde, começou por felicitar os organizadores do evento pela iniciativa, afirmando que recai sobre as instituições universitárias um importante papel, não só de interrogar e suscitar dúvidas sobre a temática, como também participar na construção das respostas.
As respostas para o desenvolvimento local não são nem únicas, nem neutras. De um lado, explicou, deve-se considerar os critérios materiais, técnicos e científicos e, de outro, as experiências humanas, as opções e as decisões políticas.
No caso particular de Cabo Verde, o Chefe de Estado lançou questões pertinentes que não devem ser ignoradas quando se fala de Desenvolvimento local.
Através dessas interrogações, deixou evidente que, para se alcançar o desiderato do desenvolvimento local, é necessário levar em conta o que se quer potenciar.
“As fraquezas a atenuarem, os bloqueios a eliminarem e os critérios para se alcançar esse desenvolvimento físico e humano, sem esquecer as adequações com as características do espaço”, assegurou.
Ainda, em jeito de resposta, Pires, ao reconhecer as dificuldades que os espaços pequenos como Cabo Verde têm em “gerar e albergar actividades que tirem proveito da economia de escala”, acrescentou que é preciso que estes espaços “fujam à concorrência com as macros” e saibam “aproveitar as diferenças”, isto é, “apostar naquilo que temos e que os outros não têm”.
Além da temática sobre o desenvolvimento local, o Presidente da Republica não deixou também de reportar o tema descentralização.
Este tema costuma surgir associado aos fenómenos de regionalismo e insularismo, mas alertou ser contra-indicado o uso destes termos, considerando que, “tanto um, como outro, desaproveita o nosso recurso maior que são as potencialidades geradas pelas complementariedades entre as ilhas”.
Nessa ordem de ideias, defendeu a necessidade de encontrar o modelo de descentralização que seja capaz de permitir “um justo equilíbrio entre descentralização e integração nacional”.
O 1º Congresso de Desenvolvimento de Regional de Cabo Verde foi realizado pela Universidade Jean Piaget de Cabo Verde com apoio das Associações Portuguesa de Desenvolvimento Regional, Brasileira de Estudos Regionais, Internacional de Ciência Regional, do Ministério da Descentralização, Habitação e Ordenamento do Território e da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde.
O evento reuniu, durante três dias, mais de 180 congressistas provenientes dos países da CPLP e das Ilhas Canárias.

(in Inforpress)

Etiquetas: , ,