sábado, julho 18, 2009

Etnobotânica e Desenvolvimento sustentável - Recordar o Passado para Sustentar o Futuro

Félix Rodrigues, Marco Botelho, Cristina Mendonça, Ana Vilela e Maria Angeles Mendiola apresentaram, no 2º Congresso Lusófono de Ciência Regional, realizado na Cidade da Praia, em Cabo Verde, de 6 a 11 de Julho de 2009, uma comunicação intitulada "Etnobotânica e Desenvolvimento sustentável - Recordar o Passado para Sustentar o Futuro".

A etnobotânica é a ciência que ligada à botânica e antropologia estuda as interacções entre os indivíduos e as plantas, em sistemas dinâmicos. Estuda as aplicações e os usos tradicionais das plantas pelo ser humano. É uma ciência multidisciplinar que envolve indivíduos de vários extractos sociais, desde o simples agricultor aos botânicos, antropólogos, médicos, engenheiros, e físicos entre outros.
É a transdisciplinaridade desta área que poderá levar a redefinir e a reequacionar conceitos de crescimento e desenvolvimento que se quer sustentável.
Nesse trabalho apresentaram-se e discutiramm-se as utilidades dadas às plantas em três ilhas do Arquipélago dos Açores: São Jorge, São Miguel e Terceira.
(In Cabo Verde-Redes de Desenvolvimento Regional)

Etiquetas: , , , ,