Água da Praia pode provocar cáries e manchas
A informação está num estudo desenvolvido pelo professor da Universidade dos Açores, Félix Rodrigues, e por Cota Rodrigues e Vanda Bettencourt, da empresa municipal Praia Ambiente, apresentado no “9º Encontro de Química dos Alimentos”, que decorreu, no Pico da Urze em Angra do Heroísmo.
De acordo com Félix Rodrigues, foi feita uma previsão probabilística do risco de contracção de cárie e fluorose dentária no concelho da Praia. “Concluímos que essa probabilidade está ligada ao facto de as águas dos furos terem uma baixa presença de fluoretos, enquanto as das nascentes da zona da Agualva, que abastecem também a Vila Nova, tem um teor alto em fluoretos e baixo em cloretos. A presença de fluoretos demasiado baixa provoca cáries e o elevado teor de fluoretos, fluorose dentária, isto é, manchas nos dentes”, explicou.
Os especialistas propuseram uma mistura de águas dos furos de captação e nascentes, de forma a melhorar a qualidade organoléptica, através da diminuição do teor de cloretos e obtendo-se um nível equilibrado de fluoretos.
Esta “mistura” deverá reduzir a incidência destas doenças na população do Concelho da Praia da Vitória.
(in Diário Insular)
Etiquetas: Alunos, Cota Rodrigues, Félix Rodrigues, Gestão Integrada da água, Qualidade da água
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home