Fim das quotas leiteiras compensado nos Açores
A candidata açoriana do CDS-PP/Açores às eleições para o Parlamento Europeu (PE) defende a criação de um programa de apoios para os produtores de leite açorianos que lhes permita enfrentar o fim do regime de quotas leiteiras.
Em conferência de imprensa, ontem de manhã, em Angra do Heroísmo, Emiliana Silva explicou que esses apoios devem ser atribuídos em função da perda de rendimento, que deve ser calculada com base num estudo ao impacto do fim das quotas leiteiras nos ganhos dos produtores.
“Este apoio permitirá a subsistência de muitas explorações leiteiras e da economia regional, dada a importância deste sector no contexto açoriano”, alega a candidata.
Emiliana Silva pretende que este apoio, “ainda que possa ser transitório para potenciar a competitividade”, seja avaliado “após um estudo sério, que apure se o rendimento dos agricultores [sem a quota leiteira] lhes permite viver com dignidade”.
A candidata do CDS-PP/Açores (que surge no quarto lugar da lista nacional) defende ainda a extensão dos fundos do POSEI à comercialização dos produtos hortícolas, lacticínios, leite e carne açorianos.
“Será preocupação ainda a continuidade da produção da beterraba sacarina, assim como de todos os produtos tradicionais, caso do queijo, ananás, chá e vinho”, adiantou.
No caso das pescas, a sua intervenção terá como objectivo “a recuperação das 100 milhas da zona económica exclusiva e a criação de condições adequadas ao respeito pela diversidade marinha nas milhas que a região ainda detém”.
Emiliana Silva, que é doutorada em economia agrícola, pretende igualmente “transparência na comercialização do pescado ao longo da sua cadeia de valor, bem como na segunda comercialização, para tornar mais justa a remuneração dos pescadores”.
Manifestando-se contra a liberalização dos transportes aéreos e marítimos, defendeu a sua “utilidade pública, para que as ilhas possam ligar-se a mais baixos custos e igualdade de oportunidades”.
A candidata do CDS/PP, anunciou ainda a intenção de apresentar propostas para “o reforço dos equipamentos de telemonitorização das ilhas onde não estão assegurados os cuidados mínimos de saúde”.
Antes da sua intervenção, o líder do CDS-PP/Açores, Artur Lima, sublinhou que Emiliana Silva “é a melhor escolha para os açorianos”, frisando que, pelo facto de ser mulher, “não precisou de quota para entrar nas listas”.
(in Diário Insular)
Etiquetas: eleições, Emiliana Silva, opinião, Política, Quota leiteira
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home