quarta-feira, dezembro 03, 2008

Secretário do Ambiente valoriza colaboração de Os Montanheiros

O secretário regional do Ambiente e do Mar destacou, domingo à noite, a colaboração “extensa e profícua” existente entre o Governo dos Açores e a Sociedade Espeleológica “os Montanheiros”, em prol do ambiente na Região, nomeadamente no que se refere à exploração e conservação das grutas de lava.
Na sessão solene comemorativa do 45º aniversário daquela associação terceirense, realizada em Angra do Heroísmo, Álamo Meneses lembrou o trabalho em conjunto já realizado e reiterou o interesse do Executivo em continuar a apoiar as actividades d’ “Os Montanheiros” pela importância que representa para o conhecimento e fruição daqueles bens naturais.

As matérias relacionadas com a conservação e exploração das cavernas “estão entre as prioridades do Governo Regional, fazem parte do programa eleitoral e serão materializadas ao longo dos próximos anos”, garantiu o governante.
Álamo Meneses enfatizou o trabalho daquela sociedade espeleológica ao longo destes 45 anos, “quer na área da exploração, quer na da educação ambiental”, considerando que todo esse esforço tem que ter continuidade.
Na sessão solene, foi oradora convidada a Professora Maria de Lurdes Enes, do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores que proferiu uma palestra sobre as potencialidades da biodiversidade nos tubos de lava dos Açores.
Segundo a investigadora da Universidade dos Açores, cuja equipa tem trabalhado em conjunto com “Os Montanheiros”, há formas de vida únicas nas cavidades de lava que podem ser utilizadas, eventualmente, na produção de novos antibióticos, por um lado, e na exploração turística sustentada, por outro, dada a sua “beleza impar”.
(In Jornal Diário)

Etiquetas: , , , ,