Potencial Didáctico e Pedagógico da Geodiversidade Mariense na Conceptualização do desenvolvimento Sustentável
Vários autores defendem que a Educação para o Desenvolvimento Sustentável se enquadra na Educação Ambiental. Estas formas de educação pretendem essencialmente levar à mudança de consciências e atitudes; processo este imprescindível na construção de novas formas de desenvolvimento, alternativas aos modelos mais clássicos, que hoje se apresentam claramente em ruptura. Neste âmbito surge a defesa em prol das saídas de campo, como forma de incutir nos alunos os propósitos anteriormente referidos.
Esta tese de Mestrado em Educação Ambiental intitulada de "Potencial Didáctico e Pedagógico da Geodiversidade Mariense na Conceptualização do desenvolvimento Sustentável" realizada por Natália Barbosa de Abreu, orientada pelos Professores Francisco Cota Rodrigues do Departamento de Ciências Agrárias e Francisco José Rodrigues de Sousa do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores pretendeu demonstrar o potencial didáctico e pedagógico da geodiversidade Mariense, considerando as competências essenciais do Currículo Regional e as concepções e práticas que os docentes do Ensino Básico têm acerca do ensino/aprendizagem das Ciências Naturais.
Caracterizaram-se sítios de interesse para o estudo da Geodiversidade Mariense, recorrendo ao estudo da cartografia, à realização de saídas de campo e pesquisas bibliográficas. Esse património possui diversos valores: intrínseco, cultural, estético, ecológico, funcional, social, económico, científico e educacional.
"Entende-se que a paisagem física não é apenas a flora e fauna é também, e sobretudo a do suporte geológico que a condiciona."
As políticas de Conservação da Natureza, normalmente, estão circunscritas à protecção e conservação da biodiversidade, revogando os factores abióticos (geodiversidade) para um plano inferior de protecção, daí a urgência em integrar estratégias de conservação tanto da biodiversidade como da geodiversidade.
Na presente tese, elaborou-se um percurso interpretativo que saindo do Cais/Marina de Vila do Porto, passando pelo Miradouro da Pedra Rija, Poço da Pedreira, Miradouro do Espigão, Miradouro da Vigia da Baleia e Miradouro da Macela, levava os alunos a apreender conceitos de geologia e a valorizar a geodiversidade da ilha de Santa Maria. Os resultados obtidos, de âmbito pedagógico, permitem afirmar que os alunos da turma experimental apresentam evoluções notórias relativamente às concepções subjacentes a conceito de "desenvolvimento sustentável" relativamente aqueles que não foram submetidos a este percurso de interpretativo.
Esta tese de Mestrado em Educação Ambiental intitulada de "Potencial Didáctico e Pedagógico da Geodiversidade Mariense na Conceptualização do desenvolvimento Sustentável" realizada por Natália Barbosa de Abreu, orientada pelos Professores Francisco Cota Rodrigues do Departamento de Ciências Agrárias e Francisco José Rodrigues de Sousa do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores pretendeu demonstrar o potencial didáctico e pedagógico da geodiversidade Mariense, considerando as competências essenciais do Currículo Regional e as concepções e práticas que os docentes do Ensino Básico têm acerca do ensino/aprendizagem das Ciências Naturais.
Caracterizaram-se sítios de interesse para o estudo da Geodiversidade Mariense, recorrendo ao estudo da cartografia, à realização de saídas de campo e pesquisas bibliográficas. Esse património possui diversos valores: intrínseco, cultural, estético, ecológico, funcional, social, económico, científico e educacional.
"Entende-se que a paisagem física não é apenas a flora e fauna é também, e sobretudo a do suporte geológico que a condiciona."
As políticas de Conservação da Natureza, normalmente, estão circunscritas à protecção e conservação da biodiversidade, revogando os factores abióticos (geodiversidade) para um plano inferior de protecção, daí a urgência em integrar estratégias de conservação tanto da biodiversidade como da geodiversidade.
Na presente tese, elaborou-se um percurso interpretativo que saindo do Cais/Marina de Vila do Porto, passando pelo Miradouro da Pedra Rija, Poço da Pedreira, Miradouro do Espigão, Miradouro da Vigia da Baleia e Miradouro da Macela, levava os alunos a apreender conceitos de geologia e a valorizar a geodiversidade da ilha de Santa Maria. Os resultados obtidos, de âmbito pedagógico, permitem afirmar que os alunos da turma experimental apresentam evoluções notórias relativamente às concepções subjacentes a conceito de "desenvolvimento sustentável" relativamente aqueles que não foram submetidos a este percurso de interpretativo.
Etiquetas: Cota Rodrigues, didáctica, Francisco Sousa, Mestrado em Educação Ambiental, Natália Abreu, Santa Maria, tese
5 Comments:
15713meiqing
ray ban outlet
hollister kids
tory burch outlet online
louis vuitton outlet
christian louboutin sale
jordan 6
cheap toms
louis vuitton outlet
kate spade outlet
chi flat iron
toms outlet
burberry outlet online
jordan retro
fitflop shoes
coach factory outlet
red timberland boots
louis vuitton outlet
abercrombie kids
oakley sunglasses wholesale
michael kors outlet online
timberland boots
coach outlet
coach outlet online
burberry outlet
michael kors bag
christian louboutin shoes
michael kors outlet online
louboutin femme
louis vuitton outlet
christian louboutin outlet
louis vuitton
cheap jerseys
coach outlet online
louis vuitton handbags
red timberland boots
louis vuitton
mont blanc pens
chanel outlet
toms outlet
jeremy scott adidas
qihang0924,abercrombie
hollister
rolex replica watches
ray ban sunglasses outlet
hermes uk
nike running shoes
polo ralph lauren
longchamp handbags
nike roshe runs
supra shoes
retro jordans
north face
nike roshe run women
kate spade uk
pandora jewelry
gucci outlet
cheap ray ban sunglasses
oakley sunglasses wholesale
cheap jerseys
mont blanc pens
pandora bracelets
replica watches
burberry outlet
basketball shoes
lebron james shoes
hollister uk
air force 1
nike huarache trainers
michael kors
mcm handbags
michael kors outlet online
nike elite socks
mcm outlet
oakley sunglases cheap
nike air force 1
christian louboutin
ray bans
coach factory outlet
q
chenlina20151228
adidas superstars
cheap ugg boots
louis vuitton outlet stores
adidas originals
cheap nfl jerseys
cheap oakley sunglasses
toms outlet
prada handbags
louis vuitton outlet
replica watches
oakley sunglasses
uggs outlet
timberland outlet
coach outlet store online
giuseppe zanotti
ralph lauren outlet
polo ralph lauren outlet
michael kors outlet online
cheap air jordans
michaek kors handbags
louis vuitton outlet
michael kors outlet
north face jackets
ugg australia
celine outlet
michael kors outlet online
louis vuitton outlet
coach outlet
kate spade handbags
running shoes
uggs outlet
oakley sunglasses
canada goose jackets
ugg sale
true religion jeans outlet
coach outlet online
oakley sunglasses
air max uk
cheap oakley sunglasses
nike huarache shoes
as
adidas stan smith women
nike polo
michael kors handbags
adidas yeezy boost
tiffany jewelry
cheap oakley sunglasses
jordan shoes on sale
cheap air jordans
cheap tiffanys
true religion jeans
adidas stan smith
mlb jerseys shop
cheap air jordan
nike dunks
ugg outlet
links of london
michael kors factory outlet
kobe bryant shoes
fitflops sale
michael kors handbags sale
roshe run
air jordan retro
tiffany and co outlet
adidas yeezy uk
michael kors outlet online
nike huarache
http://www.uggoutlet.uk
nike huarache
http://www.outlettiffanyand.co
michael kors outlet
nike roshe one
michael kors handbags clearamce
discount oakley sunglasses
chrome hearts
hermes belt
oakley sunglasses,oakley outlet sunglasses
zzzzz2018.4.29
nike huarache
adidas outlet online
polo ralph lauren
tory burch handbags
dsquared
canada goose jackets
coach outlet online
coach outlet store online
kate spade outlet online
fitflops sale clearance
Enviar um comentário
<< Home