quarta-feira, julho 02, 2008

Governo reforça investimento na qualificação dos corpos de bombeiros e Protecção Civil

O secretário regional da Habitação e Equipamentos disse ontem, em Angra do Heroísmo, que o Governo dos Açores está empenhado, no que respeita à protecção civil, numa “nova fase em matéria de formação profissional dos bombeiros, de qualificação dos recursos humanos, de informação e sensibilização das populações e de cooperação técnico-científica com instituições de ensino superior”, destacando a cooperação com a Universidade dos Açores.
José Contente falava no Centro de Formação do Serviço Regional da Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, na cerimónia, a que presidiu, de entrega de seis viaturas operacionais a outras tantas corporações de bombeiros dos Açores.
O governante relevou a realização de 176 cursos de formação no âmbito da emergência médica, transporte de doentes, salvamento e desencarceramento, cursos avançados de vida, busca e resgate, desfribilação automática, e de combate a incêndios envolvendo matérias perigosas, como os hidrocarbonetos, tendo sido feita uma demonstração com esta matéria inflamável, na sequência de uma acção de formação inovadora a nível nacional, dirigida a nove bombeiros, entre os quais, dois do Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lisboa.
“Hoje damos mais um passo numa trajectória de mudança em prol de uma cultura de segurança e de protecção civil”, disse, acrescentando que, a era de “globalização em que vivemos implica uma sociedade de riscos, pelo que a segurança promovida pelas entidades públicas é também um indicador de avaliação da vida democrática”.
O secretário regional revelou, por outro lado, que num futuro próximo vai ser intensificada a formação destinada aos quadros de comando e chefias dos bombeiros e outros elementos dirigentes do sistema de protecção civil.
Segundo o governante, este investimento em viaturas no valor de 800 mil euros, inseridos num empreendimento global de 7,7 milhões de euros que até final do mandato equipará a Região com 135 viaturas, representa uma aposta na “cultura de auto-prevenção e da segurança” do executivo dirigido às populações açorianas.
Praia da Vitória, Ponta Delgada, Vila Franca do Campo, Ribeira Grande, Lajes do Pico e Santa Cruz das Flores são as associações que, a partir de hoje, dispõem de novos veículos de intervenção.
O secretário regional relembrou o “grande esforço” dirigido, ao longo dos últimos doze anos, “não só ao investimento em infra-estruturas e equipamentos, mas sobretudo ao investimento nas pessoas”, estimando em 38 milhões de euros o montante aplicado na requalificação da Protecção Civil açoriana, a todos os níveis.
José Contente destacou ainda a importância da cooperação e do aproveitamento de sinergias com outras regiões ultra-periféricas, como os arquipélagos da Macaronésia, enquanto “factor de aprendizagem” e de “vigilância” dado o enquadramento geodinâmico particular da Região e as alterações climáticas globais.

(In Azores.Gov)

Etiquetas: , ,