sábado, junho 28, 2008

Açores vão receber pós-graduação em Medicina do Trabalho

O curso de pós-graduação arranca no próximo ano lectivo e vai ser feito à distância, através de videoconferência, com a colaboração da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
“Dotar os médicos com competência nesta área das ciências médicas de formação obrigatória para o normal desenvolvimento das actividades ligadas à segurança, higiene e segurança dos trabalhadores” é o objectivo desta formação, afirmou secretário regional dos Assuntos Sociais, Domingos Cunha.

Decorreu, em Angra do Heroísmo, a cerimónia de assinatura de um protocolo de cooperação entre este departamento governamental e a Universidade dos Açores (UAç), com vista à especialização acreditada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
A pós-graduação irá desenvolver-se através do ensino à distância, por via do sistema de vídeo-conferência que permitirá que as diversas disciplinas do curso sejam visionadas nos três pólos da UAç, em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta. “Deste modo, e relevando a clara e profícua experiência da UA na organização de pós-graduações, possibilita-se a frequência da formação sem que os nossos médicos sejam obrigados a sair da Região, o que, sem dúvida, constitui uma mais valia em nome da maximização de recursos e da eficácia na prestação dos cuidados de saúde”, disse o secretário regional. O curso, inicialmente com a duração de três anos, poderá ver a sua duração reduzida para 18 meses, mediante a comprovação de competências académicas dos formandos. Actualmente existem 18 médicos na Região com autorização excepcional para o cumprimento dos dispositivos legais decorrentes do Código de Trabalho em matéria de Medicina do Trabalho e três médicos especializados nesta área. O secretário Regional aproveitou a ocasião para lançar um apelo junto da classe médica com vista à aquisição de “competências e aptidões para melhor promoverem a qualidade do serviço que prestam na busca de uma actividade profissional de excelência nesta Região”.

Etiquetas: , , , ,