quinta-feira, junho 26, 2008

Sanjoaninas 2008 - Festa e Alegria

Música, cor e muita folia. Angra do Heroísmo vive fervorosamente a noite de São João com as tradicionais marchas.
A edição deste ano contou com 29 marchas, cerca de dois mil marchantes, números que constituem um novo recorde de participação nas maiores festas do concelho de Angra do Heroísmo.
A noite começou, como é da tradição, com a Marcha Oficial das Sanjoaninas, este ano denominada “Angra Abraço de Prata”. Com música de Grinalda Ávila e letra de Luís Nunes, coube à Filarmónica de Santa Bárbara a honra de abrir o desfile.
A comemoração das bodas de prata da cidade como Património Mundial da Humanidade foi a temática escolhida pela maioria das marchas. Assim, o público que marcou presença nas ruas da cidade ou viu pela televisão assistiu à passagem de marchas como “Angra 25 anos” da Casa de Saúde do Espírito Santo, “Sobre o Mar de Prata” da Casa de Saúde de São Rafael, “Minha Angra Prateada” da EB2 de Angra do Heroísmo, “São João de Prata” da Junta de Freguesia e Casa do Povo das Cinco Ribeiras ou “Angra, Modelo de Património” dos funcionários do Modelo.


Após o desfile as fogueiras e as sardinhas encheram a Rua de São João. Segundo a organização, cento e cinquenta quilos de sardinhas, uma centena de pães de milho e muito vinho ou cerveja aconchegaram os estômagos dos foliões que puderam igualmente desfrutar da música da “Kumpania Algazarra”, uma banda de rua que trouxe até Angra sons que combinam com ska, reggae ou ritmos árabes e africanos.

Prémio aos vencedores da Marcha Oficial

No passado Domingo à noite foram entregues, na Praça Velha, os prémios aos vencedores da letra e música para a marcha oficial. Dos 11 projectos apresentados ganhou o de Luís Nunes, pela letra, e de Grinoalda Ávila, pela música. A cada um foi entregue um prémio monetário de 250 euros e uma simbólica oferta, pelas mãos da presidente das Festas, Lara Braga.
Depois seguiu-se a actuação da Tuna Académica da Universidade dos Açores.

Corrida de São João com presença de luxo

O maestro espanhol Paço Ojeda, um nome histórico do mundo taurino, será um dos convidados de honra na Corrida de São João, que terá lugar hoje pelas 18h30. No cartel constam os espadas Juan Bautista, Daniel Luque e Joselito Adame que irão lidar seis toiros de Rego Botelho.

(In A União)

Etiquetas: , , ,