quinta-feira, maio 15, 2008

Percepções Científicas e Sociais sobre Alterações Climáticas Globais em Ilhas de Pequena Dimensão

Decorreu entre a 8 e 9 de Maio de 2008, a 4ª Conferência do Atlântico, organizada pela Associação Insular de Geografia, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos na ilha da Madeira.

A Conferência debruçou-se sobre "As Novas Realidades Sociais como consequência das Alterações Climáticas" e teve como Presidente da Comissão Cientifica o Professor Doutor Filipe Duarte Santos e como Director Executivo, o Dr. Joaquim Sousa.

O Professor Félix Rodrigues, do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores foi um dos convidados da 4ª Conferência do Atlântico, onde abordou o tema "Percepções Científicas e Sociais sobre Alterações Climáticas Globais em Ilhas de Pequena Dimensão".

Nessa intervenção referiu que "a não compreensão dos aspectos científicos das Alterações Climáticas Globais podem levar à inacção e à não aceitação de medidas de mitigação". Por outro lado, "não faz sentido equacionar medidas de adaptação quando as relações causa-efeito não são óbvias, por não beberem de um processo de educação científica, mas sim da informação veículada por estratégias de sensibilização". Deu como exemplo o facto da maioria da população da ilha Terceira acreditar que o aquecimento global se deve à deplecção da Camada de Ozono (resultados da tese de Mestrado em Educação Ambiental da Mestre Manuela Figueiredo), à semelhança do que se verifica em estudos realizados nos Estados Unidos da América.

Afirmou ainda que "numa altura em que se assiste a uma recuperação da Camada de Ozono, o facto de ver a deplecção do ozono como causa do aquecimento global leva a que se acredite que o aquecimento global regride.

"A percepção pública de risco é ambígua e influenciada por muitos factores, como as experiências pessoais, valores e julgamentos. As pessoas tendem a orientar as suas atitudes, não de acordo com a informação científica que recebem, mas de acordo com a imagem de risco que possuem".

Etiquetas: , , ,