segunda-feira, março 17, 2008

Especialistas açorianos discutiram o futuro do leite

Vários investigadores da Universidade dos Açores participaram num seminário organizado pelo Comité Nacional do Leite sobre o estado actual do sector e desafios futuros. A iniciativa, que se realizou em Lisboa nos dias 14 e 15 de Março, contou com a participação de José Matos, investigador Universidade dos Açores (UA); de Maria Cabral, do IAMA; de Oldemiro Rego (UA) e de Félix Rodrigues, também da universidade açoriana.
No primeiro dia de trabalhos, Arlindo Cunha, antigo ministro da agricultura e docente da Universidade Católica, proferiu uma conferência sobre "o Sector Leiteiro na Encruzilhada do Debate sobre a PAC após 2013 e das Negociações da Ronda de Doha da Organização Mundial do Comércio". A segunda conferência foi sobre "a Produção de Leite Perante a Mudança de Paradigma Energético" e foi apresentada por José Matos do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores em Angra do Heroísmo (DCA). Finalmente, a "Estrutura e Inovação na Produção Primária - Aplicação de Metodologia Prospectiva" (Susana Beira); a "Segurança Alimentar na Produção Primária" (João Niza Ribeiro) e os "Perigos Químicos no Leite e Repercussões na Segurança Alimentar" (Berta São Braz) foram os outros temas do primeiro dia de trabalhos. As outras duas intervenções do primeiro dia de trabalhos pertenceram a Maria Cabral, do IAMA, que versou sobre "Evolução da Qualidade do Leite nos Açores" e a Oldemiro Rego, do DCA, que abordou a "Influência da Dieta sobre a Composição de Ácidos Gordos da Gordura do Leite.
A "Gestão dos Nutrientes nas Explorações Leiteiras e o Ambiente" (Nuno Moreira) e o "Bem-estar Animal das Explorações de Leite - critérios e Factores de Risco" ( George Stilwell) foram as duas conferências que abriram o segundo dia de trabalhos, onde interveio ainda Félix Rodrigues, do DCA, com uma conferência sobre o "Regime Jurídico do Licenciamento das Explorações Bovinas da Região Autónoma dos Açores - Teoria, Prática e Legislação", a qual encerrou os trabalhos do seminário.
(In Confederação dos Agricultores de Portugal)

Etiquetas: , , , , , ,