domingo, novembro 11, 2007

Ecotopias

Com a ajuda de uma agradável brisa marinha, o novo livro de André Barreiros, ECOTOPIAS, foi apresentado, no espaço Belém Terrace, em Lisboa, junto ao Padrão dos Descobrimentos. Mais de duzentos convidados aproveitaram um prazenteiro final de tarde para, entre alegres reencontros de velhos amigos, beberem uma taça de chá verde, enquanto o sol se deitava aos pés do Infante D. Henrique.
Mário Zambujal, um dos responsáveis pela entrada de André Barreiros na carreira jornalística, não quis deixar de estar presente na animada apresentação deste seu discípulo como escritor. Outras figuras mediáticas marcaram também presença no evento que deu a conhecer a nova editora, Terra Prática, uma empresa apostada em divulgar e promover soluções e modos de vida eco-conscientes.O encantador casal de modelos Mónica e Rubin, irradiando beleza; o jovem promissor actor Pedro Carvalho (Morangos com Açúcar), mostrando interesse pelo café biológico servido no local; o futebolista Madjer, que se mostrou preocupado com os problemas da ecologia, nomeadamente aqueles que ameaçam destruir as praias onde costuma mostrar a sua arte; Eduardo Madureira, humorista, espalhou boa disposição aderindo também ele às causas ambientais.
O livro foi apresentado pelo conhecido radialista Marcos Pinto (Rádio Clube Português), que interpretou o livro, questionou o autor e levantou questões, sintetizando as Ecotopias num discurso improvisado e esclarecedor. De seguida tomou a palavra o biólogo e ecólogo marinho, Prof. Doutor João Pedro Barreiros, do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores e irmão do autor, que dissertou por breves minutos sobre a importância do jornalismo de carácter científico, como elemento chave de uma maior e melhor consciencialização do público para o drama ecológico.
A cerimónia terminou com um emocionado agradecimento do autor aos convidados presentes, tendo-se seguido uma longa e muito divertida sessão de autógrafos.
A Terra Prática tem previsto fazer lançamentos da obra Ecotopias em Angra do Heroísmo, Funchal, Porto, Braga e Algarve.

Etiquetas: , , , ,