sexta-feira, setembro 14, 2007

Dia sem carros - Semana da Mobilidade

A Semana Europeia da Mobilidade e o Dia Sem Carros são assinalados de 16 a 22 de Setembro em Angra do Heroísmo, com actividades lúdicas e uma conferência, anunciou ontem a Câmara Municipal.
Em conferência de imprensa, o presidente da autarquia angrense, José Pedro Cardoso, adiantou que as iniciativas visam sensibilizar a população e demonstrar que "uma localidade ultraperiférica pode contribuir para a preservação do ambiente". As comemorações "não devem ser sinónimo de uma cidade deserta, mas uma ocasião para as pessoas perceberem as vantagens de andar a pé no centro histórico", além de pretenderem sensibilizar a população "para o alargamento da cidade sem automóveis a outros períodos do ano", sublinhou o autarca.

José Pedro Cardoso admitiu, porém, que encerrar definitivamente algumas artérias da cidade ao trânsito rodoviário "é praticamente impossível", pelo facto de "a cidade não ser plana", o que dificulta a circulação pedonal, particularmente aos idosos. Nesse sentido, o autarca defendeu "um aumento gradual" da circulação dos mini-autocarros gratuitos, a funcionar desde 1999, "ano em que eram transportados, em média, 20 mil passageiros mensalmente". Actualmente, acrescentou José Pedro Cardoso, "a média mensal de passageiros é já superior a 100 mil pessoas".
As comemorações prevêem a realização de corridas de carros de ladeira, provas de atletismo, passeios pelos jardins com explicações históricas e científicas, desfiles com as bicicletas "mais originais" e de moda. Estão igualmente previstas diversas actividades musicais e lúdicas, incluindo a actuação de palhaços para as crianças das escolas, que foram convidadas a animar o centro histórico.
Na próxima segunda-feira decorre uma conferência sobre "Alterações Climáticas", proferida pelo professor universitário Eduardo Brito Azevedo, do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores.

Ponta Delgada também adere à Semana Europeia da Mobilidade e assinala no domingo o "Dia Sem Carros", encerrando durante a tarde a avenida marginal à circulação automóvel.
Segundo divulgou ontem a autarquia, na Avenida Infante D. Henrique, uma das principais vias de circulação da cidade, vão ser também realizadas várias actividades, nomeadamente passeios gratuitos de carruagem e de carros de pedais.
Estão ainda previstas várias actividades lúdicas para as crianças, a par da actuação do grupo de música tradicional da Casa do Povo de Alperinha, do concelho do Fundão, adiantou a Câmara.
(In A União)

Etiquetas: , , , , , ,