sexta-feira, setembro 14, 2007

Curso Internacional de Vulcanologia das Ilhas Atlânticas em Lanzarote

Vários investigadores Açorianos participaram como formadores no CURSO INTERNACIONAL DE VULCANOLOGIA DAS ILHAS ATLÂNTICAS, que se realizou na ilha de Lanzarote (Canárias). Tratou-se de organização da Casa dos Vulcões de Lanzarote, e reuniu cerca de 40 formandos, entre guias turísticos, alunos universitários, guardas da natureza e outros interessados. Há pelo menos duas décadas que o Município de Lanzarote organiza, no Verão, formações desta natureza.
Os investigadores Açorianos envolvidos foram o Prof. Paulo A. V. Borges do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, que proferiu uma Lição sobre “Padrões e gestão da Biodiversidade dos Açores” salientando a importância dos habitats vulcânicos na biodiversidade da Macaronésia, a Profª. Zilda França do Departamento de Geociências da Universidade dos Açores, que proferiu palestras sobre o Vulcanismo dos Açores e comentou um filme sobre o “Vulcão dos Capelinhos” que agora comemora os seus 50 anos, e finalmente o Dr. J. Paulos Bruno Director do Museu de Angra do Heroísmo que proferiu uma palestra sobre a Arquitectura Açoriana e o Vulcanismo.
No evento foram lançados vários livros, nomeadamente: “Los volcanes de Canarias y Azores”, de Vicente Araña e Zilda Franca; “Lanzarote, Casa de los Volcanes”, de Vicente Araña e Luis Pascual González, e a colecção “Litotipos de Canárias”, uma obra composta que apresenta as rochas das Canárias para as quais existe um ficha informativa destinada ao público em geral.
Essas publicações foram financiadas pelo projecto INTERREG B da União Europeia e com o apoio do Consejo Superior de Investigaciones Científicas Espanhol.
(In Açoriano Oriental)

Etiquetas: , , , ,