sexta-feira, setembro 07, 2007

Ainda o preço do Leite

O Prof. Tomaz Dentinho do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores afirma que não é por acaso que todos os dias os meios de comunicação nacionais e internacionais informam sobre a subida ou descida das taxas de juro de referência dos bancos centrais da América ou da Europa. É porque umas décimas de alteração têm repercussões importantes no bem-estar de muitas pessoas a curto, médio e longo prazo. Da mesma forma que as notícias sobre a lavoura dos Açores tem uma influencia marcante no bem-estar dos açorianos. Um cêntimo a mais no preço do leite representa mais 500 mil euros para os lavradores terceirenses por ano e, devido aos efeitos multiplicadores de rendimento, mais 1,25 milhões de euros para os cidadãos da Terceira todos os anos. Dez por cento de aumento de quota na Ilha Terceira – que mesmo assim ficaria muito aquém da capacidade produtiva da Ilha para as actuais condições de mercado - significa, grosso modo, um aumento de rendimento dos lavradores 2 milhões de euros por ano e, também pelos efeitos multiplicadores, um aumento do rendimento dos cidadãos terceirenses em 5 milhões de euros por ano. Acontece que o preço do leite não subiu apenas um cêntimo mas três cêntimos, e deveria subir algo mais caso se verificassem as condições de concorrência que cabe aos governos regular. Por outro lado sabe-se que a capacidade de produção de leite da Ilha Terceira não é mais 10% da actual quota mas sim mais 40% ou 50%. Quer isto dizer que não devemos ficar por aqui, se é que se deseja o pleno uso das capacidades produtivas dos Açores e dos açorianos associado à sua remuneração em sistema de mercado concorrencial e eficiente.
É fundamental antecipar a evolução dos mercados. Neste momento verifica-se uma subida acentuada do preço do leite devido ao aumento incrível da procura na China e na Índia. No entanto, da mesma forma como a descoberta chinesa da obtenção de celulose a partir de uma planta local fez descer o preço da madeira de eucalipto para menos de metade do valor anterior, também é expectável que a instalação na China e na Índia de sistemas de produção de leite, agora estimulado pelo aumento do preço internacional, possa vir a criar, num futuro mais ou menos próximo, novos desafios à produção de leite nos Açores.
Que fazer? Primeiro perspectivar o que irá acontecer, segundo regular os mercados de forma a promover a concorrência entre unidades industriais, terceiro inovar nos produtos e nos processos e, finalmente, preparar investimentos na China e na Índia na produção e transformação de leite.
(In A União)

Etiquetas: , , ,