Declínio de Golfinhos poderá chegar à Região Açores
João Pedro Barreiros refere, no entanto, que, de acordo com as suas observações ao nível dos cetáceos, "aparentemente não há ainda nada que indique a ocorrência de uma situação semelhante nos mares do arquipélago".
Segundo este investigador, " o Mar do Norte sofre problemas crónicos de sobre-pesca e é claro que a falta de peixe tem um reflexo nos animais que dele se alimentam, designadamente nas aves e nos mamíferos marinhos".
Questionado sobre se o actual esforço de pesca praticado nos Açores poderá conduzir a um cenário semelhante no arquipélago, João Pedro Barreiros considerou que "o problema não parece evidente por enquanto". Salientou contudo, que os Açores são uma região particularmente frágeis a esse nível".
No entender deste biólogo marinho, "qualquer actividade pesqueira é desenvolvida segundo a procura do mercado, o que leva a que o esforço de pesca esteja muitas vezes desadequado àquilo que a comunidade científica considera ser uma cautela".
De acordo com nota emitida pela MarineLife a 19 de Agosto de 2007, os investigadores da Wildlife Conservation Charity MarineLife estão extremamente preocupados com o que está a ocorrer este Verão no Golfo da Biscaia. Há 13 anos que as populações de golfinhos e baleias estão a ser monitorizadas no Canal da Mancha e no Golfo da Biscaia. O Golfo da Biscaia é a nível mundial um hotspot de baleias, golfinhos e aves marinhas migratórias. Usualmente são milhares os golfinhos que se encontram nessa região, mas este ano, a população observada corresponde apenas a 80% dos registos dos anos anteriores. O mesmo foi verificado para algumas aves da família Charadriidae e pardelas-de-bico-amarelo (cagarros), entre outras.
Etiquetas: Açores, Alterações climáticas globais, Barreiros, Golfinhos, Pescas Perda de Biodiversidade Marinha
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home