sexta-feira, agosto 24, 2007

Declínio de Golfinhos poderá chegar à Região Açores

O declínio do número de golfinhos registado, este Verão, no Golfo da Biscaia poderá ter impacto nos Açores.
"Tudo o que acontece no planeta poderá ter impacto aqui" afirma o Professor do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, João Pedro Barreiros, para quem, "esses efeitos poderão ser mais ou menos visíveis".

João Pedro Barreiros refere, no entanto, que, de acordo com as suas observações ao nível dos cetáceos, "aparentemente não há ainda nada que indique a ocorrência de uma situação semelhante nos mares do arquipélago".
Segundo este investigador, " o Mar do Norte sofre problemas crónicos de sobre-pesca e é claro que a falta de peixe tem um reflexo nos animais que dele se alimentam, designadamente nas aves e nos mamíferos marinhos".

Questionado sobre se o actual esforço de pesca praticado nos Açores poderá conduzir a um cenário semelhante no arquipélago, João Pedro Barreiros considerou que "o problema não parece evidente por enquanto". Salientou contudo, que os Açores são uma região particularmente frágeis a esse nível".
No entender deste biólogo marinho, "qualquer actividade pesqueira é desenvolvida segundo a procura do mercado, o que leva a que o esforço de pesca esteja muitas vezes desadequado àquilo que a comunidade científica considera ser uma cautela".

"O pescador tem de assegurar a sua sobrevivência hoje e nem sempre está preocupado em garantir o futuro".
Na opinião de João Pedro Barreiros, "há ainda interesses políticos muito complicados na gestão desse esforço de pesca".

De acordo com nota emitida pela MarineLife a 19 de Agosto de 2007, os investigadores da Wildlife Conservation Charity MarineLife estão extremamente preocupados com o que está a ocorrer este Verão no Golfo da Biscaia. Há 13 anos que as populações de golfinhos e baleias estão a ser monitorizadas no Canal da Mancha e no Golfo da Biscaia. O Golfo da Biscaia é a nível mundial um hotspot de baleias, golfinhos e aves marinhas migratórias. Usualmente são milhares os golfinhos que se encontram nessa região, mas este ano, a população observada corresponde apenas a 80% dos registos dos anos anteriores. O mesmo foi verificado para algumas aves da família Charadriidae e pardelas-de-bico-amarelo (cagarros), entre outras.

A associação Marinelife está deveras preocupada com o aparente declínio de golfinhos e aves marinhas, normalmente observados durante as viagens de ferry-boat. Tais reduções podem significar uma redução drástica dos stocks de pesca, ou então, uma redistribuição do peixe, como resultado de uma alteração da temperatura (associada a alterações climáticas globais). De facto este ano de acordo com a safra das frotas espanholas e francesas houve uma drástica redução das capturas de anchovas. O Investigador Director do Marinelife afirma que “Qualquer que seja a razão para o desaparecimento dos golfinhos neste Verão no Golfo da Biscaia, tal facto mostra-nos como estas espécies são vulneráveis e o quanto alarmante é o seu declínio perante alterações ambientais. É preciso agir depressa na resolução dos problemas da sobre-pesca e das alterações climáticas globais”.

(In Diário Insular)

Etiquetas: , , , ,