quarta-feira, agosto 22, 2007

Exposição Fotográfica Arcos D'Água esteve em São Jorge

Integrada no Festival TransAtlântico Rock, nas Velas, na ilha de São Jorge, esteve patente ao público a Exposição Fotográfica Arcos D'Água. Esteve patente ao público na Zona de Culto do Festival e resulta de uma compilação de três fotógrafos, Vasco Oswaldo Santos, do Canadá, Cristina Oliveira, de Santa Catarina (Brasil) e de Maria de Deus, de São Miguel.
A Exposição, promovida pelo Centro de Tecnologias Agrárias dos Açores- Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, contou com o Apoio da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar dos Açores-Direcção Regional de Promoção Ambiental, Ecoteca de São Jorge, com o apoio do grupo brasileiro Huadine e da instituição canadiana ADiáspora.com. Arcos d'Água também faz parte do Projecto conjunto de Cristina Oliveira e Félix Rodrigues Trilhas & Terras = Homem em Movimento.
Depois de passar por Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Vila do Porto em Santa Maria, foi a vez de estar patente ao Público nas Velas de São Jorge.
De acordo com Vasco Owsvaldo Santos, Arcos d'Água nasceu da necessidade de aproximação, do entendimento e da colocação de cada um dos seus autores, no meio, independente das distâncias.

Dorso do Dragão de Vasco Oswaldo Santos

De acordo com Cristina Oliveira, “hoje em dia, as tecnologias digitais popularizaram e facilitaram a Fotografia. O que se regista através da objectiva, de uma maneira geral, já lá estava, quiçá... sempre lá esteve! A beleza veio dos caprichos da Natureza. A paleta de cores da luminosidade das estações do ano. O que é então original? Ah, original mesmo é o que os olhos do fotógrafo imaginam ver. E como cada um de nós deixa ser a alma a registar o que os olhos vêem à sua maneira, estes trabalhos também serão interpretados de acordo com os olhos de quem nos visita.”.

O desafio, de acordo com Maria de Deus Moreira, “nasceu aqui na blogosfera, como nasceu a amizade entre os bloguistas-fotógrafos que já conta uns meses. Tem sido muito gratificante nesta minha viagem virtual, conhecer e cimentar amizades, sinceras e bonitas.”

Etiquetas: , , , , ,