domingo, abril 08, 2007

Sociedade e tecnologia agrícola


“Olhe-se para um país em vias desenvolvimento e para a aplicação de uma determinada tecnologia de produção agrícola. Essa tecnologia pode ter funcionado no Reino Unido ou em França, mas, nesse país vai estar desajustada, por não existir um conjunto de instituições complementares”, explica Nuno Martins, natural da ilha Terceira e professor da Universidade Católica, que realiza, amanhã (9 de Março de 2007), uma conferência no Campus de Angra do Heroísmo intitulada “Uma abordagem evolucionista às mudanças tecnológicas e institucionais”.

Nuno Martins adianta que o que vai estar em debate é a perspectiva evolucionista da relação entre as sociedades e as mudanças tecnológicas. “O pensamento dominante é o neoclássico, que vê as mudanças tecnológicas apenas como algo que é trabalhado no sentido de optimizar a economia. A perspectiva evolucionista defende que a relação entre a inovação tecnológica e as instituições existentes em determinada sociedade não é um processo necessariamente ajustado”.
Outra das problemáticas que vão estar sobre a mesa no dia nove, pelas 20h30, no anfiteatro do pólo da Universidade dos Açores no Pico da Urze, é “ a forma como as instituições e as mudanças tecnológicas se vão relacionando ao mesmo tempo que o contexto social, cultural e económico evolui”.
Nuno Ornelas Martins doutorou-se em 2006 na Universidade de Cambridge, onde leccionou entre 2004 e 2005, especializando-se em áreas como o desenvolvimento humano, ética económica, metodologia da economia e filosofia.
(in Diário Insular)