terça-feira, março 27, 2007

Arcos d'Água em Santa Maria - Açores

Está a decorrer desde 26 de Março a 27 de Abril, a exposição Arcos d’Água da autoria de Vasco Oswaldo Santos de Toronto-Canadá, Cristina Oliveira de Santa Catarina-Brasil e de Maria de Deus Moreira de Ponta Delgada - São Miguel – Portugal, na Ecoteca de Santa Maria em Vila do Porto.
Essa exposição promovida pelo Centro de Tecnologia Agrária dos Açores (CITAA) do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar através da Direcção Regional da Promoção Ambiental e da Ecoteca de Santa Maria, conta com o apoio do grupo brasileiro Huadine e da instituição canadiana ADiáspora.com. Arcos d'Água também faz parte do Projecto conjunto de Cristina Oliveira e Félix Rodrigues Trilhas & Terras = Homem em Movimento.

Depois de passar por Ponta Delgada e Angra do Heroísmo é a vez da exposição estar patente ao público na ilha de Santa Maria.
De acordo com Vasco Owsvaldo Santos, Arcos d'Água nasceu da necessidade de aproximação, do entendimento e da colocação de cada um dos seus autores, no meio, independente das distâncias.
De acordo com Cristina Oliveira, “hoje em dia, as tecnologias digitais popularizaram e facilitaram a Fotografia. O que se regista através da objectiva, de uma maneira geral, já lá estava, quiçá... sempre lá esteve! A beleza veio dos caprichos da Natureza. A paleta de cores da luminosidade das estações do ano. O que é então original? Ah, original mesmo é o que os olhos do fotógrafo imaginam ver. E como cada um de nós deixa ser a alma a registar o que os olhos vêem à sua maneira, estes trabalhos também serão interpretados de acordo com os olhos de quem nos visita.”.
O desafio, de acordo com Maria de Deus Moreira, “nasceu aqui na blogosfera, como nasceu a amizade entre os bloguistas-fotógrafos que já conta uns meses. Tem sido muito gratificante nesta minha viagem virtual, conhecer e cimentar amizades, sinceras e bonitas.”
Se vive em Santa Maria ou por lá passar, não deixe de ver estes fabulosos arcos d’água.