segunda-feira, março 05, 2007

Alterações do Clima e suas implicações no Atlântico

Este foi o título da comunicação do Professor Eduardo Brito de Azevedo, proferida em Angra do Heroísmo e Ponta Delgada nos dias 2 e 3 de Março no 6º Encontro Regional de Eco-Escolas promovido pela Direcção Regional de Promoção Ambiental da Secretaria regional do Ambiente e do Mar dos Açores.
Apesar das tendências de evolução da temperatura para o Arquipélago apontarem valores menores de subida do que aqueles que se preveem para o território continental, não implica que os impactos das alterações climáticas na região sejam menores do que a nível continental, pelo contrário, poderão ser mais preocupantes, porque:
-As ilhas estão muito dependentes do regime pluviométrico,
-O efeito da intensificação das circulações ciclónicas podem ser devastadores, e,
- A erosão costeira poderá ser incrementada, entre outros aspectos.
O clima dos Açores é essencialmente ditado pela localização geográfica das ilhas no contexto da circulação global atmosférica e oceânica e pela influência da massa aquática da qual emergem. Tem uma variação significativa de um extremo ao outro do Arquipélago, ou seja do Grupo Ocidental ao Grupo Oriental, mas também uma variação significativa com a altitude.
O desenvolvimento em altitude e o carácter acidentado do relevo favorecem a diversidade de aspectos particulares do clima relacionados com o regime advectivo e o regime radiativo.
Por esse motivo, a variação espacial das condições climáticas é mais acentuada e mais rápida do que em outras regiões mais aplanadas.