segunda-feira, março 05, 2007

Alterações Climáticas Globais! Investigue-se.

Havendo ainda muita descrença relativamente às Alterações Climáticas Globais, ou desconhecimento dos múltiplos processos nelas envolvidos, crê-se ser necessário alterar, quando possível, os processos de aquisição e transmissão desses conhecimentos quer ao nível da população estudantil ou ao nível da população em geral.
A descrição de fenómenos não vivenciados, não percepcionados e não validados confunde-se com um exercício de retórica. Por outro lado, os impactos previstos das alterações climáticas globais resultam de complexos processos de simulação aos quais a maioria da população é alheia. É a experiência quem nos impregna os sentidos e tenta fazer de nós os reais tradutores do mundo, mesmo que não se domine por completo a sua linguagem. Há necessidade de meditar e raciocinar em torno da problemática das Alterações Climáticas Globais para se distinguir a escala do real da escala do imaginário ou da mera linguagem.

Um estudo de impacto não passa de uma previsão baseada em determinados comportamentos ou tendências naturais. Os impactos resultantes das Alterações Climáticas Globais têm por detrás estudos de tendências e de efeitos singulares ou cumulativos. Estudar essas tendências ou esses efeitos contribuirá certamente para uma melhor compreensão da problemática ou até mesmo levar à alteração de comportamentos. É a recolha e tratamento de dados que nos permite entrar no mundo das previsões de impactos.
Este foi o tema abordado pelo Professor Félix Rodrigues nas conferências proferidas em Angra do Heroísmo e Ponta Delgada, nos dias 2 e 3 de Março no 6º Encontro Regional de Eco-Escolas.
A necessidade de aproximar do cidadão, a nível local, os fenómenos associados às Alterações Climáticas Globais, passará pela investigação dos fenómenos que a elas possam estar associadas. Essa investigação resultará do confronto constante do passado com o presente.